Recentemente falamos de dois testes de bateria [1, 2] realizados logo após a chegada do OS X 10.8.1, a primeira atualização de manutenção do Mountain Lion.
Ná época, o The Mac Observer prometeu, e agora trouxe mais testes. Desta vez eles pensaram grande, fazendo estudos com um MacBook Pro 2011, com 2GHz, 8GB de RAM, GPU Radeon HD 6490M utilizando dois diferentes drives: um SSD OCZ Vertex 4 de 64GB e um HDD Seagate Momentus de 750GB. Além disso, testaram desde o OS X 10.6.8 até o 10.8.2 (atualmente em versão beta)!
Os mesmos sete passos do primeiro foram repetidos. Relembrando: 1. abertura do Editor de Textos (TextEdit) e pausa de 10 segundos; 2. abertura do Safari, de um site pesado e pausa de 20 segundos; 3. abertura de outro site pesado e pausa de 20 segundos; 4. abertura do Mail e pausa de 10 segundos, para permitir que todas as mensagens fossem baixadas; 5. fechar todos os aplicativos abertos; 6. registrar o tempo disso tudo; 7. repetir o processo. Isso tudo com o brilho intermediário, Wi-Fi ligado, iluminação do teclado e outros recursos desligados.
Confira o resultado, abaixo:
Bom, muito bom saber que as coisas vão melhorar com a chegada do OS X 10.8.2. 🙂
Abaixo, dois gráficos interessantes. No primeiro, a diferença de duração da bateria usando a versão 10.6.8 como base:
Já neste, a diferença é baseada no resultado da anterior:
Mais uma vez, a próxima atualização de manutenção do Mountain Lion promete.
Analisando o consumo de energia entre um SSD e um HDD, vemos por que o antigo disco rígido ainda leva vantagem no quesito duração de bateria:
Se você tivesse que escolher, optaria pelo desempenho do SSD ou pelo baixo consumo de energia do HDD?