O melhor pedaço da Maçã.

Tile ganha modo antirroubo; empresa poderá multar stalkers

Modo anti-roubo da Tile

Os rastreadores inteligentes, como o AirTag, foram desenvolvidos especialmente com o objetivo de auxiliar pessoas na busca de itens perdidos e/ou roubados, mas acabaram virando um objeto de fácil acesso por parte de stalkers para perseguir e vigiar pessoas sem qualquer autorização.

Publicidade

Isso levou as fabricantes a adotar recursos — como sons e notificações — para alertar pessoas quando elas estiverem sendo perseguidas. São boas soluções para esses casos, mas acaba se tornando um problema quando falamos em furto ou roubo, visto que os criminosos simplesmente são “avisados” de que o produto usurpado por eles está sendo rastreado.

Certamente esse dilema vem dando muita dor de cabeça para as fabricantes, que — pelo menos até agora — priorizaram a preocupação com a questão da perseguição. Isso até agora: a Tile anunciou uma série de medidas que poderão ajudar vítimas de rastreamento e, ao mesmo tempo, dificultar a vida de criminosos.

Com a introdução do Modo Antirroubo, usuários que comprarem um acessório ganharão uma opção para tornar o rastreador invisível — ou seja, ele não poderá ser encontrado por quem usar o aplicativo Scan and Secure, lançado pela empresa para coibir perseguições.

YouTube video

Tá, isso melhora (e muito) a questão dos roubos. Mas e quanto às perseguições? Não ficará mais fácil para quem quer rastrear outra pessoa apenas ativar a opção de invisibilidade do rastreador? É aí que entra a segunda parte das novidades implementadas pela Tile!

Publicidade

Para ativar o anonimato, o usuário deverá verificar a sua identidade com um documento emitido pelo governo e permitir que suas informações pessoais sejam compartilhadas com autoridades policiais — mesmo sem uma intimação — caso haja suspeita de perseguição envolvendo o dispositivo.

Além disso, quem quiser que seu Tile permaneça invisível deverá concordar com o pagamento de uma multa no valor de US$1 milhão caso seja condenado em algum tribunal por ter usado o rastreador de maneira criminosa. Uia!

Publicidade

Certamente, são medidas bastante inovadoras e radicais quando falamos de rastreadores inteligentes. Funcionará? Isso vamos ter que esperar para saber…

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Suposta porta USB-C do “iPhone 15 Pro” é revelada em imagem

Próx. Post

★ Edite e gerencie PDFs com o editor multiplataforma UPDF (53% de desconto)

Posts Relacionados