O melhor pedaço da Maçã.

Painel de especialistas e profissionais da área especulam sobre o “Apple Car” em especial da revista Motor Trend

Se você voltar no tempo aos idos de 2005/06, certamente lembrará-se da chuva de rumores, especulações e projeções acerca de um mítico suposto telefone da Apple, cuja existência não era nem ao menos confirmada. Hoje, o iPhone (e a horda de smartphones que o seguiu) é uma parte intrínseca da vida moderna, mas olhando em retrospecto, essas projeções pré-lançamento erraram feio, erraram rude.

Publicidade

Rascunho do design do "Apple Car"

Uma década depois, em pleno ano de 2016, a bola da vez é um mítico suposto carro da Apple — e, da mesma forma, existe uma chuva de rumores, especulações e projeções acerca dele. Quando (e se) algum dia este projeto vir a existir, certamente olharemos pra trás e riremos delas, mas ainda assim, não custa se divertir um pouco imaginando o futuro. E foi exatamente isso o que a tradicional revista automotiva norte-americana Motor Trend fez: reuniu sua equipe de jornalistas com um painel de veteranos da indústria de automóveis e artistas conceituais para discutir as possibilidades do “Apple Car”. O que saiu desse brainstorm de experts foi uma bela peça jornalística sobre o futuro motorizado da Maçã.

Para os entendedores de inglês (ou aqueles que aguentarem os erros do Google Tradutor), a reportagem inteira é uma dica de leitura imperdível – bem como o vídeo-resumo da reunião, logo aqui abaixo. De qualquer forma, fizemos um apanhado geral das inovações teorizadas pela revista:

  • A aparência do carro, tanto interna como externa, não teria nada a ver com o que estamos acostumados atualmente quando pensamos em automóveis. A revista especula que a Apple, famosa por quebrar paradigmas do design em todas as categorias (pense no Macintosh, no iPod e no iPhone), acertaria na mosca mais uma vez ao projetar algo totalmente diferente, simplificado, semi-autônomo (no sentido de se dirigir sozinho), dentro dos limites impostos pela tecnologia – e leis – da época, claro.
  • Externamente, o carro seria uma mistura de metais leves com enormes janelas de vidros super-resistentes (Gorilla Glass?), com portas do tipo gaivota, que nem no Model X da Tesla. Esse belo chassi abrigaria um motor elétrico de longa duração, como não poderia deixar de ser.

Painel interno do "Apple Car"

  • Na parte interna, as ideias mais “fora da caixa”: os experts pensaram num interior totalmente livre de telas físicas, trabalhando apenas com projeções e usando de forma intensa o pára-brisa. Segundo eles, o vidro frontal do carro seria o “teto da Capela Sistina” em branco da Apple, onde a empresa poderia incorporar navegação, direções, hologramas e todo tipo de informação desejada, através de realidade aumentada. Seria a experiência do usuário típica da Maçã, mas dentro de um carro.
  • A Siri, obviamente, estaria no epicentro dessa experiência. A revista especula um carro que abrigaria uma assistente pessoal completa, dando sugestões de estabelecimentos com base nos aplicativos sociais e de saúde do usuário, sugerindo rotas alternativas a partir das informações de tráfego e tudo mais.
  • Por fim, uma proposta, digamos, polêmica: o “Apple Car” não teria um “dono”. Em vez disso, uma frota de “Apple Cars” estaria rodando nas ruas, disponíveis para a demanda do usuário com um toque no iPhone ou no Apple Watch. Com a chegada do carro, a integração com o smartphone ou o relógio leria automaticamente as preferências do motorista e ajustaria a temperatura, a posição dos bancos/retrovisores, o rádio e todas as informações necessárias. Todos os carros seriam o seu carro.

Estas são todas teorias (quase) possíveis, e pode até ser que, quando a Apple acabe mesmo lançando o seu carro, seja algo parecido com isso. Ou não. Como eu disse, a ideia aqui é se divertir com as possibilidades e discutir as ideias até que a coisa se torne realidade.

Publicidade

YouTube video

O que você acha?

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Space Marshals é o mais novo “App grátis da semana”; se ainda não baixou, aproveite!

Próx. Post

Reviravolta: hackers, e não uma empresa, teriam ajudado o FBI a desbloquear iPhone de terrorista

Posts Relacionados