O melhor pedaço da Maçã.

Para o iPhone 5 funcionar em redes 4G LTE nacionais, a Apple teria que criar um novo modelo dele compatível com a banda 7

iPhone 5 com 4G LTE

A gente já explicou bastante disso aqui, mas não custa repetir: nenhum dos dois modelos GSM do iPhone 5 lançados pela Apple é compatível com as *futuras* redes 4G LTE nacionais.

Publicidade

iPhone 5 com 4G LTE

Da semana passada pra cá, alguns sites começaram a divulgar a informação de que a Apple lançaria um modelo compatível quando o iPhone 5 chegasse ao Brasil. Uma das fontes dessa informação seria a operadora Claro, a qual teria confirmado o movimento inesperado da Maçã.

Ao contrário de outras fabricantes, a Apple não lança modelos diferentes de produtos em mercados específicos, por isso ficamos bem desconfiados disso e fomos atrás da operadora. Hoje, em contato com o MacMagazine, a Claro nos informou que tal declaração teria sido “distorcida” e que não há nenhuma confirmação sobre um iPhone 5 chegando ao Brasil compatível com o nosso padrão 4G LTE.

Publicidade

Ambos os modelos GSM do iPhone 5 continuam tão universais na tecnologia 3G quanto os antecessores, compatíveis com UMTS/HSPA+/DC-HSDPA (850MHz, 900MHz, 1.900MHz e 2.100MHz) e GSM/EDGE (850MHz, 900MHz, 1.800MHz e 1.900MHz), porém com 4G LTE é diferente. O A1428 funciona apenas nas bandas 4 e 17, enquanto o A1429 nas bandas 1, 3 e 5. Observem que a banda selecionada para o Brasil, a 7, não consta em nenhum deles.

Novo iPad Wi-Fi + 4G

Do iPad de terceira geração para o iPhone 5 a Apple já expandiu bastante o suporte a redes 4G LTE, que antes eram basicamente limitadas a operadoras dos Estados Unidos e no Canadá, as quais operam em 700MHz e 2.100MHz. Mesmo assim o produto não teve problemas em ser homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações brasileira, e o mesmo deverá ocorrer com o iPhone 5.

Publicidade

E não pensem que é só o Brasil que ficará de fora da brincadeira, desta vez. Países como Áustria, Rússia, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Noruega e Suíça também têm suas redes 4G LTE operando na banda 7 (algumas também na 38, cuja frequência é dos mesmos 2.500MHz), e olha que por lá a disseminação da tecnologia já deve ser muito maior do que a daqui.

Segundo nos avisou o leitor Evandro Sousa, o jornal carioca O Globo noticiou hoje que a ANATEL ainda não teria recebido um pedido de homologação do iPhone 5 por parte da Apple, o que vai de encontro com informações que o MacMagazine recebeu da semana passada. Vale notar que a matéria cita “pedido de homologação por parte da Apple de aparelhos 4G LTE”, ou seja, se o iPhone 5 não for mesmo compatível com ela, é possível que o aparelho já esteja, sim, em processo de homologação para venda em território nacional.

A realização da Copa do Mundo no Brasil teoricamente irá acelerar a implementação da tecnologia 4G LTE em nosso país, ao menos nas cidades-sede dos jogos. Ainda assim, prevê-se que a coisa começará a rodar a partir de abril do ano que vem somente. Considerando um pouco de atraso e o fato de que essa cobertura ainda será superlimitada, no final das contas não vai fazer muita diferença para os brasileiros aguardar o lançamento do iPhone de sétima geração (iPhone 5S?), daqui a um ano, o qual provavelmente já virá com uma baseband 4G LTE mais global.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Primeiros lotes de iPhone 5 já estão saindo da China em direção aos Estados Unidos

Próx. Post

↪ Gráfico: projetando o aumento de vendas de iGadgets baseado no crescimento do número de contas na iTunes Store

Posts Relacionados