O melhor pedaço da Maçã.

iOS 15 terá gerador e autenticador de senhas embutido no sistema

Para facilitar, e muito, a autenticação de dois fatores das suas contas online
IT Forum
Login no iPhone

As novidades do iOS 15 (e do iPadOS 15) podem ter dividido opiniões no vasto e assustador mundo da internet, mas os recursos que chegarão aos novos sistemas não se resumem aos apresentados na keynote de abertura da WWDC21 — e nós estamos, aos poucos, sabendo de detalhes mais pontuais ou técnicos que também facilitarão, e muito, a vida dos usuários.

Publicidade

Querem um exemplo? Os novos sistemas trarão uma boa renovação na criação de senhas seguras e no processo de login em aplicativos e sites.

Para início de conversa, o iOS/iPadOS 15 terá um autenticador de senhas embutido, na mesma linha do Google Authenticator e do Authy — todos são baseados, inclusive, no mesmo protocolo RFC 6238, o que significa que você poderá fazer a transição para a ferramenta nativa sem dificuldades.

Ativado na área de senhas dos Ajustes, o autenticador gera códigos de acesso únicos e temporários para verificar a sua identidade durante o processo de login em um aplicativo ou site — trata-se, com efeito, de uma alternativa mais segura à autenticação de dois fatores via SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas. (já que você não depende de um número de telefone que pode ser clonado, e sim do seu dispositivo). O recurso tem AutoFill embutido, então os códigos de verificação são automaticamente preenchidos nos seus respectivos campos.

Outra boa novidade, trazida por Ricky Mondello, está nas Chaves do iCloud: ao pressionar o ícone de chave acima do teclado, o sistema abrirá uma janela “autocontida” do recurso, com a possibilidade inclusive de gerar e adicionar uma senha segura a qualquer campo de senhas. Isso será ótimo para aplicativos que não tenham suporte à sugestão automática de senhas seguras, pois você não precisará sair do app para gerar um código forte.

macOS Monterey 12

Para quem gostou das novidades acima e pensou em como seria ótimo tê-las também no Mac, nada tema: o macOS Monterey também trará novidades no mundo das senhas.

É verdade! O macOS Monterey tem um novo gerenciador de senhas nas Preferências do Sistema, com códigos de verificação temporários, importação e exportação de senhas (baseadas no padrão informal CSV) e mais! Os códigos de verificação podem ser sincronizados entre seus dispositivos e têm AutoFill no Safari e nos aplicativos.

A nova janela Senhas, em Preferências do Sistema, trará várias das novidades que citamos acima para o iOS e o iPadOS: o sistema também terá um recurso de autenticador embutido, gerando códigos de verificação temporários para logins e preenchendo-os automaticamente em sites (no Safari) e em aplicativos.

Publicidade

Além disso, você poderá importar e exportar suas senhas no formato CSV, permitindo uma transição fácil entre diferentes serviços de gerenciamento e dando ao usuário um maior controle sobre os seus dados.

Publicidade

Nada mau, não é mesmo?

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 15 permitirá gravar gameplays de 15 segundos pelo controle

Próx. Post

Apple “confirma” chip M1X em tag de vídeo no YouTube

Posts Relacionados