Conforme mostramos ontem de madrugada, a Apple cobriu todo o cubo de vidro da sua loja da Quinta Avenida, em Nova York, com um pano preto. Depois disso, ela ficou ainda aberta por 2-3 horas, já que em dias de lançamentos como este eles a fecham à meia-noite para todos os devidos preparativos.
Entramos na loja após o pano ser colocado pelo lado de fora e lá dentro também encontramos uma pequena área cercada por um pano preto. Pela escada, deu para ver algo como uma possível montagem de dois iPhones 5 “gigantes”, mas de manhã, depois de a loja ser aberta, não havia nenhum deles exposto por lá (será que houve algum imprevisto?).
O pano preto do cubo também foi retirado por volta das 6h da manhã, sem nenhuma novidade — foi apenas para gerar suspense, mesmo.
Eis uma prateleira da loja já recheada dos novos EarPods:
Como de praxe, a loja ficou supermovimentada até a hora de ser fechada. Em Nova York, é assim: você pode ir lá qualquer dia da semana, mesmo umas 4h da manhã, e verá *algumas* pessoas usando e/ou comprando produtos.
A reabertura da loja e entrada da fila se deu pontualmente às 8h da manhã, bastante organizada.
Fizemos um vídeo registrando o momento, incluindo a compra dos nossos iPhones e um primeiro rápido unboxing dentro da loja:

Por sugestão do Breno Masi, testamos imediatamente um modelo de iPhone 5 para a Verizon Wireless, que é primordialmente CDMA porém, se vocês analisarem as suas especificações técnicas, é também GSM e inclusive o aparelho com suporte ao maior número de bandas 4G LTE. Isso porque, supostamente, ele é bloqueado para a Verizon em CDMA mas a frequência GSM é global e liberada.
Dito e feito! 😉 Colocamos um chip da Vivo e em poucos minutos ele estava ativado e funcionando em roaming na rede GSM da AT&T, sem problema nenhum. O aparelho é mesmo desbloqueado.
Mesmo num dia conturbado como este, a loja da Apple estava lotada de atendendes/especialistas prontos para ajudar quem precisasse de ajuda para configurar o aparelho, puxar backup, instalar aplicativos ou simplesmente conhecer mais a fundo as suas novidades.
Chegando ao hotel, logo tratamos de fazer unboxings de dois modelos do iPhone 5, um branco e um preto, com mais calma. Veja a seguir as fotos:
Os acessórios que vêm na caixa:
E algumas visões comparando o iPhone 5 com o iPhone 4S:
As primeiras impressões do smartphone não poderiam ser melhores. Ele está mesmo lindíssimo (as fotos — mesmo as oficiais, da Apple — dão somente uma ideia do que é ao vivo) e a Maçã conseguiu fazer milagre ao aumentar a tela ao mesmo tempo em que tornou o aparelho mais fino e diminuiu o seu volume geral. E, meus amigos, a diferença no peso é perceptível e profundamente bem-vinda.
Do pouco que já pudemos usar dele, observamos também um salto significativo em performance e vale observar que esses 176 pixels extras na vertical são excelentes em apps já adaptados para a tela mais alta. Visualizar emails e sites, navegar por tweets ou até assistir a vídeos em widescreen é tudo muito melhor nesse novo iPhone.
Eu e o Breno estamos meio “fora do ar” depois de mais de um dia na fila, mas já lemos alguns relatos sobre o modelo preto estar descascando nas bordas. Evidentemente ainda não podemos confirmar isso, algo que ficará para um futuro review aprofundado do produto.
O novo conector Lightning é outro ainda menor ao vivo do que nas fotos. Ele não tem um ímã como alguns especulavam, mas o simples fato de poder entrar em qualquer direção já é demais. Apesar de bem pequeno, ele se prende muito bem à porta inferior do iPhone e não solta facilmente, mesmo se você levantar o aparelho pelo cabo USB.
O reposicionamento da entrada de fones de ouvido para a parte inferior certamente será um ponto de discussão fervoroso. Que a parte superior ficou bem mais clean, não há dúvidas. Eu, pelo menos, adorei isso, pois sempre que usava headphones com o iPhone tinha que colocá-lo no bolso da calça “ao contrário”, mas é claro que há quem justamente tenha que passar a “inverter” a coisa só agora, com essa mudança.
Ao que tudo indica, a Apple se preparou bem para a forte demanda em suas grandes lojas como esta, da Quinta Avenida, chegando ao ponto de um dos vendedores nos afirmar que haverá estoque para pelo menos todo o final da semana. Veremos… 😉
O MacMagazine está em Nova York a convite do iai? – Instituto de Artes Interativas.
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O iai? – Instituto de Artes Interativas é a escola pioneira em desenvolvimento para mobile, produtora de aplicativos e espaço cultural que promove a criatividade e inovação através do ensino e produção de projetos de mobile. Com milhares de alunos formados em seus cursos práticos e dinâmicos de iOS, oferece agora também cursos online e presenciais nas plataformas Android, Windows 8 Metro, cursos de Lógica de Programação, design para aplicativos, iOS Games e introdutórios como Game Design for Kids e meu primeiro Apple. |