O melhor pedaço da Maçã.

Apple suspende planos de usar chips de fabricante chinesa [atualizado]

South China Morning Post
Chip da YMTC

No começo do ano, comentamos a possibilidade de a Apple usar chips da Yangtze Memory Technologies Co. (YMTC), empresa chinesa subsidiada pelo governo do país. Com o passar dos meses, o cenário mudou, evoluindo para uma situação geopolítica bastante complicada. Com isso, a Apple suspendeu esse planejamento.

Publicidade

O estopim para a decisão da empresa se deu por um conjunto de medidas do governo dos Estados Unidos de controle de exportação. A fabricante chinesa foi posta na “Lista de Não Verificados”, o que significa que o país americano não consegue verificar quem são os usuários finais da empresa.

Apesar de a inclusão não restringir diretamente o comércio, ela proíbe que companhias americanas compartilhem tecnologia com as empresas que estão na lista. Além disso, a ação é considerada um prenúncio do que acontece quando as empresas listadas não disponibilizam as informações solicitadas pelo governo americano no tempo estipulado — geralmente cerca de 60 dias. Nesse caso, a companhia vai para a lista de banidas do controle de exportações.

De acordo com o Nikkei, os chips de memória flash NAND de 128 camadas da YMTC já haviam sido testados pela Apple. Eles são a tecnologia mais avançada da China no campo, embora concorrentes como a Samsung e a Micron estejam uma ou duas gerações à frente. O plano era começar a usar o produto e até mesmo expandir o uso para até 40% da demanda, tendo em vista o custo mais baixo, já que a empresa é subsidiada pelo governo chinês.

Publicidade

Com o início da produção em massa dos novos iPhones, porém, os chips terminaram não sendo usados. É notável que as medidas dos EUA desestimulam o uso de tecnologia chinesa por torná-la instável e incerta — justamente o objetivo. Além do controle de exportações, também foram impostas restrições a todo o setor de chips chinês, proibindo empresas americanas de colaborar com o avanço dessa indústria no país asiático.

Dessa forma, o objetivo é tornar desvantajoso utilizar tecnologias chinesas. E foi exatamente isso que começou a acontecer. Ainda que a Apple quisesse comprar chips da YMTC, com as restrições, é difícil que a fornecedora ainda consiga suprir a enorme demanda da Maçã. As empresas começaram a relação comercial em 2018, com a gigante de Cupertino atraída pelos preços mais baixos.

Seguimos acompanhando!

Atualização, por Priscila klopper21/11/2022 às 13:30

Após a decisão da Apple de suspender a fabricação de chips de memória flash NAND de 128 camadas da YMTC, o DigiTimes divulgou agora que a próxima aposta da Maçã será a Samsung.

Publicidade

Por conta das restrições e controle de exportações, os chips utilizados nos iPhones terão como fornecedor alternativo a Samsung Electronics, a partir de 2023. Citando uma cadeia de fornecimento, a reportagem afirma que os chips virão de uma fábrica em Xian, na China, a qual já “contribui com 40% da capacidade total de memória 3D NAND da fornecedora sul-coreana, variando de 128 para 176 camadas”.

Publicidade

A Samsung parece a melhor opção por conta de não ter realizado cortes na produção mesmo após a baixa demanda no mercado de memória NAND, e também porque ela consegue lidar bem com cortes de cotações e aumentos de produção, diferentemente de outras fornecedoras.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple poderá lançar dock que transforma o iPad em um hub

Próx. Post

Apple TV+ libera trailer da série infantil “Slumberkins”

Posts Relacionados