O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa: agentes maliciosos que miram macOS cresceram 10x desde 2019 [atualizado: errata]

Shutterstock.com
Representação de um ciberataque

Dados recentes da Accenture mostram que o número de agentes maliciosos que miram o macOS cresceu 10 vezes desde 2019. Notavelmente, o total subiu de 202, há quatro anos, para 2.295 em 2023; a maioria dos ataques, vale notar, ocorreu nos últimos 18 meses.

Publicidade

O foco no sistema pode ser fruto da sua crescente adoção, particularmente em ambientes corporativos — já que, segundo pesquisas, o uso de Macs nas empresas saltou de 17% para 23% somente entre 2019 e 2020.

Dentre as atividades realizadas pelos criminosos, estão a criação de malwares específicos, o uso indevido de certificados, a exploração de vulnerabilidades e as tentativas de contornar as defesas de segurança do sistema.

Além disso, exploits zero-day para macOS são incomuns, por isso, seu valor de mercado é alto, podendo chegar à casa dos milhões de dólares; por outro lado, um malware vale alguns milhares. Já no Windows, onde eles são mais encontrados, costumam ser mais baratos.

A Accenture demonstrou preocupação com crackers que têm recursos financeiros e tentam burlar as medidas de segurança do sistema, como o Gatekeeper. Alguns estão oferecendo até US$1 milhão para quem descobrir uma forma de invadi-lo.

Publicidade

Ainda no relatório, a Accenture prevê um aumento nos ataques ao macOS. O levantamento diz que, como crackers habilidosos e com dinheiro estão focando no sistema, as formas de ataque disponíveis na chamada dark web vão crescer.

Por isso, é aconselhável aos usuários atualizarem seus SOs e apps, além de manterem boas práticas de segurança online. Afinal, esses processos simples podem frustrar ameaças potenciais antes que elas se transformem em problemas maiores. 😉

via AppleInsider

ERRATA10/08/2023 às 16:00

Erramos em dizer que a pesquisa da Accenture indica o aumento no número de ataques ao macOS. Na verdade, o levantamento diz que a quantidade de agentes maliciosos que visam o sistema cresceu 10 vezes desde 2019, e não necessariamente que os ataques ao sistema subiram na mesma proporção.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Project IDX, do Google, permite programação na web com IA

Próx. Post

Netflix lança app que transforma o iPhone em controle para jogos na TV

Posts Relacionados