A primeira versão do iControlPad fez um grande sucesso, trazendo um pequeno gamepad para acoplar em smartphones. Apesar de hoje em dia encontrarmos inúmeras variações de outros fabricantes, os caras apresentaram o iControlPad 2 com algumas melhorias.
O mais evidente nesta segunda edição do acessório é o teclado embutido, além dos controles usuais. Outra novidade é o encaixe, que permite rotacionar o controle e “escondê-lo” na parte de trás do aparelho.
Tirando essas duas boas melhorias, o destaque fica mesmo para o software do gadget, capaz de controlar qualquer jogo, independentemente de o desenvolvedor ter implementado algo especial ou não. Isso porque a ideia é que você escolha um padrão de botões no próprio iControlPad 2 e posicione eles sobre os controles do jogo.
Agora, a má notícia: é claro que esta ideia de sobrepor os botões vai contra as regras da Apple (por motivos óbvios) e, discretamente, os caras avisam que tal funcionalidade só funciona em iPads e iPhones/iPods touch com jailbreak. Meu palpite é que este é o único motivo pelo qual o projeto ainda não arrecadou seus US$150 mil no Kickstarter, e ainda aposto que grande parte dos investidores não notou o aviso antes de investir.
De qualquer forma, para garantir um iControlPad 2 você precisa pagar um mínimo de US$70 mais US$20 para entrega internacional — precinho salgado, mas acaba saindo menos que os US$75 cobrados pela ThinkGeek na primeira edição do controle físico.
Vale lembrar que a nova versão também deve ser compatível com desktops (Macs e PCs) tanto via cabo USB como via Bluetooth, além de ser um projeto open source, com uma lista de apps compatíveis. Porém, para mim, acaba não compensando investir no bichinho… ainda.