foi o Gatekeeper, recurso do OS X que dá mais proteção ao usuário, permitindo que sejam instalados apenas aplicativos baixadas através da Mac App Store ou de desenvolvedores cadastrados.
Um dos passos da Apple em direção a um sistema mais seguroPouco mais de dois meses depois da chegada do novo sistema, Jacqui Cheng, do Ars Technica, conversou com diversos desenvolvedores para saber quais suas primeiras impressões sobre a novidade. No geral, as respostas foram bem positivas, com muitos alegando que esse é um importante passo para um sistema mais seguro.
“Ele é fácil de implementar, tem baixo impacto em desenvolvedores e em usuários, e parece um bom caminho para a Apple bloquear aplicativos maliciosos”, disse Cabel Sasser, da Panic. Como a opção padrão selecionada impede que o usuário baixe aplicativos não reconhecidos pela Apple, o Mac já vem protegido “da caixa”.
Em contrapartida, alguns argumentam que esse é o primeiro passo para a extinção dos desenvolvedores por hobbie, já que nem todos querem pagar os US$100 pedidos pela Apple para analisar a integridade de seus aplicativos.
Pessoalmente, durante os dois meses que estou rodando o OS X Mountain Lion, só tive que desativar o Gatekeeper uma única vez, quando um amigo meu queria mostrar o jogo que tinha acabado de desenvolver. Acredito que o Gatekeeper possa, sim, “machucar” alguns desenvolvedores independentes, mas esse é apenas um pequeno efeito colateral de um sistema mais fechado e seguro.