Muita coisa aconteceu nestes últimos dias envolvendo as muitas disputas entre Apple, HTC, Motorola e Samsung. Abaixo, veja um condensado das notícias.
Apple vs. HTC
Enquanto todas as disputas entre Apple e outras fabricantes andam, a briga com a HTC está praticamente estacionada. Por isso, a Maçã praticamente implorou ao Tribunal de Delaware para que ao menos 6 das 32 patentes em jogo avancem. Ela tambem reclamou bastante da atitude da HTC, que parece apenas cozinhar as disputas, enrolando o máximo possível.
Apple vs. Motorola
Por essa, ninguém esperava. A Motorola retirou uma denúncia feita contra a Apple à International Trade Commission. Será que as conversas entre Tim Cook (CEO da Apple) e Lary Page (CEO do Google) estão surtindo efeito? Afinal, elas já entraram em acordo na Alemanha. Ou, quem sabe, isso faz parte do plano da empresa de levar as alegações para um tribunal federal — só o tempo dirá.
Apple vs. Samsung
Com a Samsung, não tem conversa — é briga, mesmo! A sul-coreana colocou em prática seu plano de contestação ao júri da disputa californiana contra a Maçã — mais especificamente contra Velvin Hogan. De acordo com a Bloomberg, a fabricante de celulares da Coreia do Sul afirma que perguntou a Hogan se ele tinha sido parte de um processo durante a seleção do júri, e que Hogan “escondeu” que foi processado pela Seagate, empresa na qual ele trabalhava, em 1993.
A Samsung alega ter uma “relação substancialmente estratégica” com a Seagate e que foi prejudicada pela presença de Hogan no júri. Ele, contudo, alega que a entrevista feita para participar do júri mencionava apenas litígios ocorridos nos últimos dez anos e, como tudo havia acontecido em 1993, não tinha o que falar.
Outra informação importante envolvendo o julgamento californiano veio de um antigo documento que Boris Teskler, diretor de licenciamento de propriedade intelectual da Apple, enviou ao seu equivalente na Samsung, Seongwoo Kim. Nela, vemos uma negociação para um acordo recíproco de patentes sob os termos FRAND (justos, razoáveis e não-discriminatórios).
A Apple ofereceu licenciar suas patentes UMTS, desde que a Samsung fizesse o mesmo com as suas utilizando as mesmas taxas de royalties estimadas em US$0,33 por dispositivo — valores bem diferentes dos 2,4% de royalties almejados pela sul-coreana. Esta tinha até 7 de maio de 2012 para responder e, como sabemos, nenhum acordo foi feito. Sobre esses 2,4% de royalties, a Apple solicitou também que a Samsung provasse que recebeu este valor de negociações com outras fabricantes.