Estudo aponta que iPhone 5 e 4S estão entre os mais amigáveis ao meio ambiente

Ranking de smartphones mais amigáveis ao meio ambiente

Empresas como Apple e Samsung vendem milhões de aparelhos todos os anos, num ciclo que, aparentemente, seguirá desta forma por bastante tempo. Muitos acabam trocando de smartphone todo santo ano, passando o antigo para alguém da família, amigo, vendendo, entre outras opções.

Publicidade

Contudo, uma opção que nunca deve ser considerada é simplesmente jogar o aparelho fora. Isso porque, mesmo parecendo ser construído com peças limpas e amigáveis ao meio ambiente — o iPhone 5, por exemplo, tem sua estrutura feita de alumínio e vidro, materiais altamente recicláveis —, por dentro a coisa não é bem assim.

Com o intuito de analisar alguns dos aparelhos mais famosos do mercado e dar um veredito sobre isso, a iFixit se juntou à HealthyStuff.org e desmontou nada mais nada menos que 36 dispositivos, analisando todas as peças e criando um ranking dividido em três segmentos: preocupação baixa, média e alta. Confira abaixo:

Ranking de smartphones mais amigáveis ao meio ambiente

Como podemos ver, o iPhone evoluiu bastante. A primeiro modelo do aparelho, lançado em 2007, ocupa a última posição do ranking, enquanto que o iPhone 5 e o 4S estão na melhor zona dele (a verde). E já que hoje tudo se resume à guerra entre Apple e Samsung, é interessante notar também que os três aparelhos vendidos pela Maçã atualmente (iPhone 4, 4S e 5) são mais amigáveis ao meio ambiente que o Galaxy S III.

Publicidade

Para mais detalhes do estudo, incluindo as substâncias pesquisadas e o que acontece quando descartamos um aparelho, não deixa de ler o artigo no site da iFixit.

[via AppleInsider]

Posts relacionados