O melhor pedaço da Maçã.

Novos Mapas do iOS 6 suportam modo offline automaticamente

Mapas (Maps) do iOS 6

Introduzida no iOS 6 — e apesar da polêmica —, a solução de mapas da Apple utilizou novas tecnologias para melhorar ainda mais a experiência do usuário. A mais aclamada é, sem dúvida, o mapa em vetor — ao contrário do Google Maps, que o apresentava com imagens pré-renderizadas. Isso acarreta diversas melhorias, principalmente no que diz respeito a consumo de dados.

Publicidade

Mapas (Maps) do iOS 6

Como informações sobre vetores pesam bem menos do que imagens em alta resolução, os mapas que os utilizam gastam bem menos dados para serem baixados. E, como menos espaço em disco é ocupado, a Apple pôde implementar uma aguardada função ao aplicativo: mapas offline.

Testes realizados por Daniel Eran Dilger mostraram que é possível armazenar mapas detalhados de grandes regiões para acesso posterior, apenas por ter navegado por elas. Mesmo sem ter dito para o aplicativo guardar os mapas, é possível obter detalhes de rodovias de um estado inteiro e até pontos de interesse nas cidades que você explorou mais a fundo.

Publicidade

Aqui, realizei testes no Brasil em Santos, onde moro. Sem acionar funções especiais, bastou utilizar o movimento de pinça para ir da visão mais geral do mundo até a mais detalhada de uma cidade para que pontos de interesse, direções, nomes de todas as ruas da cidade e até de avenidas de municípios vizinhas fossem armazenadas no dispositivo, tudo acessível sem necessidade de conexão com a internet.

Mapas do iOS 6 Offline

Exemplo com o mapa em diferentes níveis de aproximação, em “Modo Avião” (sem internet).

Publicidade

Isso é particularmente interessante para usuários de iPods touch ou de iPads sem 3G/4G, ou até para quem utiliza o iPhone em lugares onde a cobertura da operadora não é tão boa. Basta aproximar uma vez do local o qual você deseja ir, que todas as informações necessárias estarão lá.

Porém, nada disso é útil se os mapas não estiverem corretos, certo? Então, mais boas notícias: a Apple está respondendo rapidamente os pedidos de correções feitos por usuários, incluindo correções nas imagens do recurso Flyover.

Correção das imagens do recurso Flyover

Correção das imagens do recurso Flyover

Nós acreditamos que a gigante de Cupertino continuará melhorando e adicionando novas funções ao aplicativo Mapas, e que este é um período de transição, o qual deve ser superado logo. Enquanto o app não fica “redondo”, podemos sempre apelar para alternativas como o web app do Google Maps, que acabou de ganhar suporte ao Street View.

[via AppleInsider: 1, 2; 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Axiotron inicia a pré-venda do Modbook Pro

Próx. Post

↪ Em tributo a Steve Jobs, designer cria player de iPod classic funcional em HTML5

Posts Relacionados