O melhor pedaço da Maçã.

iOS 13.7 é lançado e agora incorpora alertas de exposição à COVID-19 nativamente [atualizado: links diretos]

Apple e Google - COVID-19

Após uma única versão beta, a Apple disponibilizou hoje oficialmente para donos de iPhones, iPads e iPods touch (os que suportam o sistema, é claro) o iOS 13.7 e o iPadOS 13.7 (ambos na compilação 17H33).

Publicidade

Quando a Apple e o Google anunciaram que desenvolveriam juntas uma API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. de notificação de exposição ao novo Coronavírus (COVID-19), as empresas prometeram integrar essa tecnologia de forma nativa em seus sistemas operacionais numa segunda etapa do projeto.

Isso quer dizer o usuário não precisa mais baixar um aplicativo desenvolvido pelo governo ou pelo órgão de saúde local para ser devidamente notificado caso entre em contato com COVID-19 — antes dessa versão 13.7 (e de uma atualização sairá em breve para Android), você necessariamente precisava instalar o app Coronavírus – SUS (no Brasil) ou o STAYAWAY COVID (em Portugal).

Pois bem. Essa segunda etapa está oficialmente aberta com o lançamento do iOS 13.7 e a implementação da notificação de exposição express. Quer dizer, a tecnologia está oficialmente no sistema, mas não necessariamente ja está disponível em todos os lugares uma vez que governos/órgãos de saúde ainda precisam se inscrever para participar.

Publicidade

Na prática, funcionará assim: com o iOS 13.7 instalado (e nas áreas onde a notificação de exposição express já esteja funcionando), usuários serão informados que as notificações de exposição agora estão disponíveis; bastará, então, tocar na notificação para abrir as configurações. Simples, não é mesmo?

Abaixo, a declaração que a Apple deu para alguns veículos, como o MacRumors:

Como a próxima etapa em nosso trabalho junto a autoridades de saúde pública em notificações de exposição, estamos tornando mais fácil e rápido para eles usarem o sistema de notificações de exposição sem a necessidade de criar e manter um aplicativo. As Exposure Notifications Express oferecem outra opção para autoridades de saúde pública a fim de complementar suas operações de rastreamento de contatos existentes com tecnologia, sem comprometer os princípios fundamentais de privacidade e segurança do usuário do projeto. Os aplicativos existentes que usam a API ‌Exposure Notification‌ serão compatíveis com a Exposure Notifications Express, e temos o compromisso de apoiar as autoridades de saúde pública que implantaram ou estão criando aplicativos personalizados.

Nos Estados Unidos, os estados de Maryland, Nevada, Virgínia e Washington D.C. serão os primeiros a usar a Exposure Notifications Express. Paralelamente, mais de 20 países/regiões e mais de 25 estados americanos já criaram e lançaram aplicativos que usam a API ‌Exposure Notification‌.

Publicidade

O iPadOS 13.7, obviamente, não inclui esse recurso de alerta de exposição — apenas vem com as tradicionais e sempre aguardadas correções de bugs.

A Apple aproveitou e também liberou hoje para desenvolvedores o Xcode 11.7 (compilação 11E801a).


Ícone do app Xcode
Xcode de Apple
Compatível com Macs
Versão 15.3 (3.4 GB)
Requer o macOS 14.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Atualização 01/09/2020 às 15:46

Abaixo, os links diretos para quem prefere fazer o download e a instalação de forma manual:

iOS 13.7

iPadOS 13.7

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter lança seção “Tweets de comentário” para todos os usuários

Próx. Post

Apple TV+ libera primeiro trailer de “Long Way Up”, série de viagem com Ewan McGregor

Posts Relacionados