O melhor pedaço da Maçã.

Apple deixa de vender CDs de instalação do Mac OS X Lion e do Mountain Lion

CD do Mac OS X Lion sendo vendido na loja da Apple

Quem ainda lembra o que é um CD? Pois é, esses discos já foram bastante usados para diversos fins, mas terminaram por serem vencidos pela inovação e, hoje em dia, têm uma utilização muito mais restrita. Ainda assim, há até pouco tempo, a Apple vendia CDs de instalação do Mac OS X Lion 10.7 e do OS X Mountain Lion 10.8!

Publicidade

A empresa, porém, finalmente deixou de vender os CDs na sua loja online, que custavam US$20 nos Estados Unidos. Com eles, era possível instalar os referidos sistemas em Macs, em especial nos mais antigos, que ainda contavam com o agora quase jurássico leitor óptico de CDs e DVDs.

Hoje é uma dia triste…
Você não pode mais comprar o OS X Mountain Lion na loja online da Apple. 😂
Para aqueles que não sabiam, você ainda podia comprar o OS X Lion e o Mountain Lion na loja online da Apple!! (até o final do mês passado, eu acho).
Este é o erro que os usuários agora veem ao tentar visitar o link. 😆

O Mac OS X Lion roda em vários modelos de Macs, das diversas linhas, lançados entre 2007 e 2012 — antes do lançamento do OS X Mountain Lion, que ocorreu em 2012. Nessa época, os Macs ainda contavam com um drive de CDs, algo impensável nos MacBooks finíssimos de hoje em dia, ou mesmo nas máquinas de mesa.

A Apple já vinha dando indícios de que deixaria de vender os CDs de instalação desses sistemas. Há dois anos, a empresa começou a disponibilizar os arquivos de instalação das versões do software em páginas de suporte de maneira gratuita. Nesse caso, é necessário inserir os arquivos em um pendrive ou outro disco e usá-lo para realizar a instalação.

Publicidade

Apesar de ser estranho que a Maçã ainda estivesse vendendo esses itens até tanto tempo depois do lançamento dos sistemas, ainda existem Macs por aí que continuam sendo utilizados com essas versões do OS X (ele só voltou a se chamar macOS na versão Sierra 10.12, em 2016). Ainda que não devam ser tão numerosas, é possível que, ao menos até algum tempo atrás, ainda houvesse algum fluxo de vendas dos CDs, embora seja possível imaginar que ele vinha diminuindo com o tempo.

Com o fim da venda oficial por parte da Maçã, é bastante possível que os CDs passem da categoria “produto antigo que ninguém sabe por que ainda é vendido” para a de “relíquia histórica”. Não seria de se surpreender, pois, ver um desses discos sendo leiloado daqui a algumas décadas por valores razoavelmente superiores a US$20.

A título de curiosidade, desde 2011, quando o Mac OS X Lion era novo, existiam maneiras de instalar o sistema sem usar o CD, como nós mesmos repercutimos na época! É possível também que pessoas que ainda tenham um desses CDs os comercializem em sites de venda de produtos usados, muito provavelmente com uma certa inflação do preço mais recente da Apple.

Publicidade

Alguém aí tem ou já comprou um CD de instalação do Mac OS X?

via Macworld

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Japão estuda mudar a forma que cobra impostos sobre vendas de apps

Próx. Post

SOS de Emergência via satélite salva amigos após capotamento

Posts Relacionados