O processo que começou há cerca de um ano e meio ganhou recentemente novos capítulos. Depois de processar diversos desenvolvedores pelo uso indevido de um invento relacionado ao recurso In-App Purchases, a Lodsys informou que o Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos confirmou a validade de uma reivindicação chave de uma das principais patentes em questão, o que atrapalha os planos de outras empresas (como Google e Apple) de tentar invalidar a patente.
A Apple, como sabemos, já tinha um acordo de licenciamento com a empresa e decidiu entrar na disputa a fim de proteger os desenvolvedores, alegando que o licenciamento cobre a utilização do invento por terceiros.
Paralelamente, a Lodsys afirmou que mais de 150 empresas obtiveram os direitos de utilizar o portfólio de patentes dela e que grande parte delas licenciaram fora do processo — a Lodsys alega que isso é o melhor a se fazer, já que as taxas de licenciamento cobradas por ela são menores nesse caso.
Quem vencerá essa briga? Difícil dizer, mas a Lodsys não parece desistir e deverá levar essa história até o fim.
[via MacRumors]