O melhor pedaço da Maçã.

Apesar do declínio da indústria de computadores, Apple continua ganhando mercado

Tabela - Market Share de vendedoras de computadores nos Estados Unidos

A Apple tem abocanhado cada vez mais o mercado de diversos segmentos de produtos, como o de computadores, smartphones e tablets. Falando especificamente da indústria de PCs, pesquisas mostraram que ela está em terceiro lugar entre as maiores fabricantes nos Estados Unidos.

Publicidade

Tabela - Market Share de vendedoras de computadores nos Estados Unidos

Segundo os números da Gartner, a gigante de Cupertino agora detém 13,6%, comparado aos 12,5% da pesquisa anterior. Mas, apesar do crescimento em mercado (market share), a companhia vendeu apenas 2.078.900 computadores durante o terceiro trimestre de 2012 — cerca de 130.000 a menos do que no segundo trimestre. Isso reflete, também, que o mercado inteiro está caindo (-13,8% em relação ao mesmo período do ano anterior), mas a Apple é uma das que menos foi afetada pelo declínio.

Analisando o mercado global, apesar do encolhimento, a Lenovo também cresceu — tomando o primeiro lugar da Hewlett-Packard. A chinesa detém 15,7% do mercado, 0,2 ponto percentual a mais do que a HP. Entre as cinco maiores fabricantes do mundo, apenas Lenovo e ASUS ganharam mais mercado (9,8% e 11,8%, respectivamente).

Gráfico - declínio da indústria de computadores 2012

A iSuppli também espera uma baixa no mercado de computadores, a primeira em 11 anos. A contração da indústria deve ser de 1,2%, já que a estimativa é de que 348,7 milhões de unidades serão vendidas durante este ano, em contraste com as 352,8 milhões comercializadas no ano passado.

Publicidade

De acordo com a IDC, a Apple capturou 12,5% do total de despachos de computadores durante o trimestre passado, um crescimento de 0,7 ponto percentual se comparado ao mesmo período de 2011. Apesar desse crescimento, a companhia viu um declínio ano-a-ano de 7% no total — menos da metade do que HP (18,8%) e Dell (16%) sofreram.

Publicidade

No mercado global, a IDC também apresentou números parecidos com os da Gartner — apesar de colocar a Lenovo em segundo lugar, 0,2 ponto percentual abaixo da HP. Nesta pesquisa, foram computadas 290.000 unidades despachadas a mais do que na realizada pela Gartner.

[via TNW9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Novos iPods touch *não* contam com sensor de luz ambiente

Próx. Post

MM na App $tore: Rio de Janeiro Travel Map, A PicNote, Money, Real Racing 2 e mais!

Posts Relacionados