A nova edição da série Real Football, da Gameloft, foi comentada por desenvolvedores neste vídeo, trazendo detalhes do desenvolvimento e da pós-produção. Finalmente, o jogo foi lançado com muitas promessas.
Personagens, jogadores, estádios e animações foram refeitos e estão mais realistas. Desde as animações das torcidas com flashes ao movimento das bandeiras. “A fotografia foi refeita do zero”, comentou o diretor de arte 3D, Gwenael Heliou.
Além do realismo nos gráficos, 3.000 imagens reais de jogadores recheiam a série — estas serão atualizadas esporadicamente para que seu jogo fique sempre em dia com as mais recentes transferências de jogadores e mudanças na equipe.
Fora do jogo ficou tudo bem diferente, se comparado à versão anterior. É possível aumentar o tamanho do estádio, construir estruturas modernas onde os jogadores treinam para ficarem mais rápidos, lugares para descansar e até um hospital, caso se machuquem. Como se fosse um empresário, você faz contratos com patrocinadores, treina as técnicas e táticas de cada jogador e gerencia o dinheiro do time para expandir todo o ambiente físico.
Confira o trailer do gameplay:
Aos amantes de futebol, este jogo marca um golaço. O gerenciamento do time dentro e fora do campo é o diferencial que agrada muito. Para o time que não curte, vale dar uma chance ao simulador. Meu único cartão amarelo vai para um pequeno delay (de dois ou três segundos) que existe para a marcação de faltas — é como se o juiz fosse lerdo desatento.
Real Football 2013 é gratuito [744MB], universal (roda em iPads e em iPhones/iPods touch) e requer o iOS 5.0 ou superior — compatível com os novos iGadgets de 4 polegadas. O game também está gratuito na App Store americana, mas com o nome Real Soccer 2013.
Caso queira conferir mais imagens, veja nesta galeria.