A primeira vez que vimos isso, foi em Berlim. Contudo, um “grupo rebelde” autodenominado Freedom From Porn (em nítida referência a um email de Jobs) resolveu levar a prática para mais perto da “nave-mãe”, adulterando anúncios do iPad bem próximos ao Moscone Center, onde ocorre a WWDC 2010.
Os caras foram tão ousados que chegaram a publicar um vídeo da ação:
Três observações devem ser feitas, porém:
- Ad busting é vandalismo e pode gerar problemas com a Polícia;
- Usar indevidamente a imagem de Jobs em simulações do Facebook e de emails pode gerar problemas maiores ainda com a lei;
- Eu já expliquei que, apesar de ser uma sentença infeliz, é preciso ser meio tapado pra interpretar “freedom from porn” como uma ameaça aos direitos individuais. (Não entendeu?)
Enfim, não demora para Apple remover os adesivos e rastrear quem é responsável por essa “organização rebelde”. Mas, claro, se envolver a Polícia, a Maçã corre o risco de ser acusada de “opressora” e coisas afins — o Direito Penal que se dane. 😛
[via TechCrunch]