O melhor pedaço da Maçã.

Diga adeus aos seus apps PowerPC favoritos, pois o OS X Lion não terá mais Rosetta

Pedra de Rosetta

Pedra de RosettaSeu aplicativo favorito parou de ser compilado há eras e hoje só existe em PowerPC? Meus pêsames: o OS X Lion, conforme já sabemos há algum tempo, não contará com o Rosetta, sistema de execução de apps compilados para os processadores usados em Macs antigos.

Publicidade

Mas o que fazer, se seu trabalho, sua vida e sua sanidade dependerem de um aplicativo PowerPC? A Macworld respondeu a essa dúvida de um de seus leitores com três alternativas exequíveis, ainda que não muito agradáveis. A primeira, e mais óbvia, é simplesmente não fazer o upgrade para o Lion. Fique com o Snow Leopard por mais alguns anos, o mundo não vai se acabar só porque você não tem nenhuma das novidades maravilhosas que a Apple colocou no Mac OS X 10.7.

Ok, isso é pedir demais. Neste caso, um “plano B” pode ser uma boa: crie uma partição secundária com o Snow Leopard, assim você vai poder ter sempre o Lion e, quando desejar, pode voltar ao leopardo das neves para rodar seu velho app fiel com a ajuda do Rosetta. Isso não é muito produtivo, bem verdade…

A terceira opção é bem restrita ao aplicativo em questão, uma versão antiga do Quicken: instale o Windows no seu Mac! Afinal de contas, a versão deste app para o sistema operacional da Microsoft é, por algum motivo obscuro, muito superior à para Macs. Só que quem quer instalar o Windows num Mac? Talvez dê pra usar um Parallels da vida para rodar o Snow Leopard como máquina virtual, não?

Publicidade

Enfim, o caso é sério para quem depende de um app compilado apenas para PowerPC e é ao mesmo tempo uma bênção e uma pena que a Apple esteja caminhando tão rapidamente. Por um lado, o impulso em direção ao futuro é bem-vindo. Por outro, quem vai ficando para trás tem todos os motivos para se sentir #FOREVERALONE.

Neste momento, toco uma melodia triste para o trackpad do meu MacBook.

[via MacRumors | imagem: Wikipédia]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Condition ONE inova no fotojornalismo de guerras usando iPads

Próx. Post

Página de suporte no Apple.com ganha renovação visual

Posts Relacionados