Usuários de diversas App Stores ao redor do mundo viram ontem mudanças na cobrança por aplicativos. Os preços em lojas europeias ficaram maiores e alguns países ganharam cobrança na moeda local, em vez do dólar americano.
O Nuclear Bits trouxe a lista das App Stores que agora apresentam valores em suas respectivas moedas locais: Rússia (rublo), Turquia (lira), Índia (rupia), Indonésia (rupia), Israel (novo shekel), África do Sul (rand), Arábia Saudita (riyal) e Emirados Árabes Unidos (dirham).
Na Europa, a Apple adaptou a cobrança em euros na App Store de diversos países. Aplicativos e jogos que antes custavam 0,79 euros (equivalentes a US$0,99) agora saem por 0,89 euros. As outras faixas de preço também sofreram alterações. Esta não é a primeira vez que a Apple muda o valor cobrado por aplicativos na Europa. As alterações de preço foram vistas nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa e Rússia.
Segundo um email enviado a desenvolvedores, os valores cobrados em coroa dinamarquesa e peso mexicano também foram alterados.
A medida provavelmente foi tomada para refletir as mudanças na taxa cambial e em impostos locais. A porcentagem do valor cobrado repassada para os desenvolvedores diminuiu sutilmente, porém o valor que eles recebem aumentou.
Ainda em dólar americano (USD), a App Store tupiniquim não foi atualizada. Enquanto isso, brasileiros não poderão comprar na loja de aplicativos com cartões que não sejam de crédito e internacionais.
[via TNW: 1, 2; MacStories]