por Reinaldo Versuri
Eu estava trabalhando quando minha esposa me ligou desesperada, dizendo que minha filha havia pedido o seu iPhone (3GS). Já que nos rastreamos mutuamente, falei para ela entrar no Buscar meus amigos (Find My Friends), no iPhone dela, a fim de localizar onde estava o aparelho; enquanto isso, eu loguei no Buscar Meu iPhone (Find My iPhone) com o ID da minha filha.
Localizamos o aparelho! Ele estava em algum lugar de uma concessionária de automóveis. O aparelho estava ligado, pois estava recebendo chamadas, mas não estava em movimentação, então deduzi que talvez estivesse dentro de algum carro, gaveta, bolsa, etc.
Minha esposa foi para a tal concessionária e, chegando lá, falou para a recepcionista que havia perdido o celular e que, pelo rastreador, o aparelho acusava se encontrar em algum lugar daquela loja. A recepcionista não deu muita bola mas falou que ia almoçar, avisaria o pessoal e que ligaria de volta, mas minha esposa disse que não sairia de lá enquanto o aparelho não fosse encontrado. Assim, a recepcionista saiu para os fundos da loja — exatamente onde a localização indicava.
Pelo app Buscar Meu iPhone, eu já havia colocado o aparelho em Modo Perda e ativei o som (sonar), mas ainda não havia conseguido nenhum tipo de contato e o aparelho continuava ligado e parado no mesmo lugar.
Minha esposa, perdendo um pouco da paciência pois a recepcionista não retornava, foi até a gerência e explicou o fato. O gerente também desdenhou do fato de que um celular perdido pudesse estar na loja e ainda mais que minha esposa pudesse ter tanta certeza naquele GPS indicando a localização, mas mesmo assim ele designou alguém para acompanhá-la até o local onde o mapa indicava.
Chegando exatamente ao local, a recepcionista já havia informado ao pessoal sobre a possibilidade de um celular perdido estar lá, então veio uma mulher com o celular nas mãos para entregar para minha esposa dizendo que o havia encontrado na rua.
O gerente, a recepcionista e todo o pessoal ficaram impressionados, querendo saber que celular era aquele que minha esposa tinha e que conseguia localizar aparelhos perdidos. Ela disse que era apenas um iPhone.
Sinceramente, eu sempre brinquei com o Buscar meus amigos e com o Buscar Meu iPhone, mas nunca pensei que chegaria a utilizá-lo em um caso real de perda ou roubo. Funcionou explendidamente bem, minha filha não tem nem como descrever a sensação de recuperar seu iPhone.
Tem como sair dessa sistema? Não, ainda não há outro que me cative mais.
Nota: eu uso iOS 6 — sim, com o Apple Maps.