O melhor pedaço da Maçã.

Proteção Avançada de Dados do iCloud será liberada globalmente no iOS 16.3

Girts Ragelis / Shutterstock.com
Mac com um cadeado na tela

Em dezembro, a Apple lançou nos Estados Unidos novos recursos avançados de segurança focados na proteção de dados armazenados no iCloud. Dividindo opiniões ao avançar rumo à privacidade estrita dos seus serviços, a Maçã lançará o recurso globalmente no iOS 16.3 na semana que vem, com outras duas medidas de segurança.

Publicidade

A principal novidade da Proteção Avançada de Dados é a criptografia de ponta a ponta em backups do iCloud, a qual passará a abranger 23 categorias de dados armazenados pelo serviço, ante as 14 atuais. Com isso, nem mesmo a Apple poderá acessar dados armazenados na nuvem pelos usuários.

Como observou o Independent, o recurso — que é opcional e deverá ser ativado para funcionar — provavelmente irritará governos e autoridades, visto que a não criptografia de serviços como o iMessage é usada como brecha para obter dados de usuários em investigações policiais.

Por outro lado, usuários que ativarem o recurso não poderão solicitar a recuperação dos seus dados à Apple caso percam a senha, visto que a empresa não terá mais acesso a eles. Para contornar esta situação, é recomendado armazenar as chaves de emergência e/ou definir contatos de recuperação.

Publicidade

Além da Proteção Avançada de Dados do iCloud, a Apple também oferecerá um recurso chamado Chave de Verificação de Contato do iMessage, o qual alertará usuários caso um invasor viole servidores e esteja apto a ter acesso a conversas no app, ainda oferecendo maneiras de verificar se uma violação aconteceu.

Por fim, também será oferecido suporte a chaves de segurança para autenticação de dois fatores, a qual exigirá que um dispositivo físico (token) esteja próximo ao iPhone para desbloqueá-lo. Assim como o recurso anterior, esse é opcional e tem foco em celebridades e autoridades cuja privacidade é frequentemente ameaçada.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Veja as diferenças entre o HomePod de 2ª geração e o de 1ª

Próx. Post

MacBook Air com chip “M3” poderá ser lançado este ano

Posts Relacionados