O melhor pedaço da Maçã.

Economize e gerencie o consumo de dados do seu iGadget com os aplicativos da Onavo

Ícones dos apps da Onavo

Os pacotes de dados de internet cada vez mais limitados nos fazem pensar duas vezes antes de fazer o download de um aplicativo via conexão 3G, para não ultrapassarmos a cota imposta pelas operadoras. Como ninguém gosta de ter a velocidade reduzida, e para o melhor controle desse consumo, já recomendamos recentemente o DataWiz [grátis; 11,8MB; requer o iOS 5.0 ou superior].

Publicidade

Considerando um possível bug no iOS 6 que faz o aparelho consumir dados mesmo conectado a uma rede Wi-Fi e que nós, usuários de iPhone, consumimos mais do que nossos amigos que utilizam Android, toda ajuda neste sentido é bem-vinda.

A Onavo tem duas soluções: a Onavo Extend e a Onavo Count. Sim, são dois apps diferentes, mas que podem economizar em até 80% o tráfego da rede. Juntos eles ajudam a controlar, reduzir e economizar a franquia de internet.

Ícones dos apps da Onavo

A economia é feita da seguinte forma: o Extend instala um perfil de configuração no iPhone/iPod touch para que todos os dados que você receba sejam comprimidos pela Onavo (que utiliza os data centers da Amazon) antes de chegar ao dispositivo.

Veja na imagem abaixo:

Privacidade é coisa séria, então a Ovano já informa: toda informação é enviada de forma automática — sem envolver qualquer pessoa —, privada, anônima e nenhum tipo de mensagem, senha ou informação sigilosa é armazenada. Exceto, no caso de imagens, em que o tamanho original e o tamanho enviado é armazenado. Desta forma, o Count mostra o que foi economizado.

A economia é realmente empolgante.

A forma mais eficiente de poupar dados é reduzindo a qualidade das imagens. Desde que eu consiga identificar o assunto e algum detalhe da foto, não vejo mal nisso. Aliás, o carregamento das fotos no Instagram ficou *muito* mais rápido quando ativei o serviço. Mas fotógrafos de plantão algumas pessoas podem achar injusto reduzir a qualidade de uma foto, que deu trabalho para ser feita. A boa notícia é que podemos escolher quatro níveis de intensidade da compressão, nas opções do aplicativo.

Imagem normal à esquerda e comprimida ao máximo à direita. Não achei a diferença tão gritante assim.

Infelizmente alguns pontos precisam melhorar:

  • Ao utilizar o Extend, o serviço Acesso Pessoal (Personal Hotspot) pode parar de funcionar com algumas operadoras e, embora o processo seja reversível, os desenvolvedores já estão cientes e trabalhando nisso. Infelizmente e por enquanto, não é possível usar os dois juntos.
  • O serviço de compressão de emails — também opcional — pode apresentar a mensagem “Cannot Verify Server Identity” (“Não é possível verificar a identidade do servidor”), mas isso só ocorre uma vez e, segundo a Onavo, é normal.
  • O app está em inglês. O suporte ao idioma português só chegará no começo de 2013.

Também foi disponibilizado uma página [Google Tradudor] com todas as dúvidas mais frequentes.

A seguir, um vídeo promocional da solução:

YouTube video

Pela economia e tudo que os apps proporcionam, eu pagaria US$1 em cada. Mas eles estão grátis, por enquanto. O Onavo Extend pesa 4,6MB e requer o iOS 4.3 ou superior; já o Onavo Count pesa 4,8MB e requer o iOS 4.0 ou superior. Ambos são compatíveis com iPhones e iPods touch — inclusive os com telas de 4 polegadas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ FedEx e UPS avisam que entregas de iPads atrasarão por conta da tempestade Sandy

Próx. Post

Saída de Scott Forstall teria motivado Bob Mansfield a continuar na empresa

Posts Relacionados