As disputas legais envolvendo Apple e fabricantes de aparelhos os quais rodam Android continuam.
Em Madison (Wisconsin), onde Apple e Motorola estão se batendo sobre questões envolvendo patentes FRAND (em português: justo, razoável e não-discriminatório), as decisões pré-julgamento da juíza Barbara Crabb foram bastante favoráveis à Maçã.
Apesar de ainda ter muito trabalho pela frente, a Apple tem tudo para se dar bem por lá. E já começou dando uma cartada, oferecendo, no máximo, US$1 para licenciar todas essas patentes — bem diferente da taxa de 2,25% que a Motorola almejava.
Já em um dos casos que transcorre na International Trade Commission, a Motorola está apelando da decisão da comissão que livrou a Apple de supostas infrações de três patentes da subsidiária do Google. Os inventos em questão são os de número 5.636.223, 6.272.333 (relacionadas a Wi-Fi IEEE 802.11) e 6.246.697 (relacionadas a 3G/UMTS).
A Samsung tinha ameaçado e agora oficializou: ela processou a Apple acusando-a de infringir oito patentes LTE com o iPhone 5.
Para muitos o processo é visto como fraco, uma vez que muitas das patentes LTE da Samsung provavelmente serão declaradas como essenciais (FRAND) e sujeitas a regulamentações sob os termos justos, razoáveis e não-discriminatórios.
[via FOSS Patents: 1, 2, 3; Electronista]