O melhor pedaço da Maçã.

iFixit desmonta o iPad de quarta geração e constata: design é praticamente igual ao do iPad de terceira geração

iFixit desmonta o iPad de quarta geração

A iFixit trabalhou, nestes últimos dias! Num período de uma semana vimos a desmontagem do MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina, do Mac mini e do iPad mini. Agora, chegou a vez do iPad de quarta geração

Publicidade

Mas antes, uma breve explicação: o aparelho é muito, mas muito parecido com o iPad de terceira geração — veja a desmontagem dele neste link. Por isso, neste post, iremos cobrir apenas as diferenças entre eles.

iFixit desmonta o iPad de quarta geração

O modelo do iPad de quarta geração é o A1458 e a única diferença visível para o iPad de geração passada é o conector Lightning, conforme podemos ver na imagem acima. O processo de abertura é exatamente igual: muita cola prendendo a tela na carcaça do aparelho. Contudo, ao abrir, uma surpresa!

iFixit desmonta o iPad de quarta geração

Diferentemente do iPad antigo, o display da atual geração é fabricado pela LG. Mas vale salientar que a Apple normalmente trabalha com duas ou mais fornecedoras de telas. Como a Maçã encomenda muitas unidades, é muito provável que a Samsung ainda faça parte da lista de fornecedoras, mesmo elas se afastando cada vez mais devido ao embate em tribunais espalhados pelo mundo.

iFixit desmonta o iPad de quarta geração

Cabos, bateria… tudo é exatamente igual ao iPad de terceira geração. Mas a placa lógica traz algumas mudanças. Nela temos:

  • Processador Apple A6X.
  • NAND Flash de 16GB da Hynix (H2JTDG8UD2MBR).
  • Codec de áudio Apple Cirrus Logic (338S1116).
  • Dialog Semi PMIC (343S0622-A1).
  • Amplificador Apple Cirrus Logic Class D (338S1077).
  • QVP TI (261 A9P2).
  • Controladores touchscreen da Broadcom (BCM5974 e BCM5973A1).
  • Line Driver trouchscreen da Texas Instruments (CD3240B0).
  • 1GB de DRAM da Elpida (2 x 4Gb LP DDR2 em pacotes separados configurados em 64-bits).
  • Módulo Wi-Fi Broadcom (BCM4334) Murata (339S0171).
  • Entre outras coisas.

iFixit desmonta o iPad de quarta geração

Além de ser melhor para nós, usuários — ele permite um encaixe preciso independentemente da orientação —, o conector Lightning chegou para ajudar a Apple também, dando mais espaço interno para iGadgets. Mas no caso do iPad de quarta geração, como o projeto (design) continuou praticamente igual ao anterior, nada foi feito com a “sobra” de espaço. O pessoal da iFixit, por exemplo, esperava alto-falantes melhores. Em vez disso, a Apple deixou o espaço lá — não tenho dúvidas de que isso mudará na próxima versão, que com certeza virá com um design mais fino, mais leve…

iFixit desmonta o iPad de quarta geração

Parecem iguais, certo? Mas não são. A câmera frontal do iPad de quarta geração (a de baixo) é uma FaceTime HD (720p) de 1,2 megapixel, enquanto a do iPad de terceira geração é uma VGA (0,3 megapixel). A nova câmera é um pouco mais espessa (0,4mm) que a anterior, mas cabe facilmente no local destinado a ela.

iFixit desmonta o iPad de quarta geração

Praticamente igual ao modelo anterior, o iPad de quarta geração ganhou a mesma nota de reparabilidade: 2/10. Apesar de o LCD ser fácil de remover e a bateria não ser soldada à placa lógica, o painel frontal é colado com o resto do dispositivo — aumentando a probabilidade de quebra do vidro durante a tentativa de remoção —, a Apple continua utilizando muito adesivo para fixar as partes, o acesso ao conector é extremamente difícil — apenas removendo o LCD, entre outras coisas.

Caso queira mais detalhes sobre a desmontagem, a iFixit também criou um “videoreview” da desmontagem:

YouTube video

Alguém aqui pensando em comprar esse iPad?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Vídeo: iPad mini instalado no console de um Toyota Corolla 2012

Próx. Post

Filas “mini” para os novos iPads enganam e produtos já estão esgotados em diversas Apple Retail Stores

Posts Relacionados