A iFixit trabalhou, nestes últimos dias! Num período de uma semana vimos a desmontagem do MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina, do Mac mini e do iPad mini. Agora, chegou a vez do iPad de quarta geração
Mas antes, uma breve explicação: o aparelho é muito, mas muito parecido com o iPad de terceira geração — veja a desmontagem dele neste link. Por isso, neste post, iremos cobrir apenas as diferenças entre eles.
O modelo do iPad de quarta geração é o A1458
e a única diferença visível para o iPad de geração passada é o conector Lightning, conforme podemos ver na imagem acima. O processo de abertura é exatamente igual: muita cola prendendo a tela na carcaça do aparelho. Contudo, ao abrir, uma surpresa!
Diferentemente do iPad antigo, o display da atual geração é fabricado pela LG. Mas vale salientar que a Apple normalmente trabalha com duas ou mais fornecedoras de telas. Como a Maçã encomenda muitas unidades, é muito provável que a Samsung ainda faça parte da lista de fornecedoras, mesmo elas se afastando cada vez mais devido ao embate em tribunais espalhados pelo mundo.
Cabos, bateria… tudo é exatamente igual ao iPad de terceira geração. Mas a placa lógica traz algumas mudanças. Nela temos:
- Processador Apple A6X.
- NAND Flash de 16GB da Hynix (
H2JTDG8UD2MBR
). - Codec de áudio Apple Cirrus Logic (
338S1116
). - Dialog Semi PMIC (
343S0622-A1
). - Amplificador Apple Cirrus Logic Class D (
338S1077
). - QVP TI (
261 A9P2
). - Controladores touchscreen da Broadcom (BCM5974 e BCM5973A1).
- Line Driver trouchscreen da Texas Instruments (CD3240B0).
- 1GB de DRAM da Elpida (2 x 4Gb LP DDR2 em pacotes separados configurados em 64-bits).
- Módulo Wi-Fi Broadcom (BCM4334) Murata (339S0171).
- Entre outras coisas.
Além de ser melhor para nós, usuários — ele permite um encaixe preciso independentemente da orientação —, o conector Lightning chegou para ajudar a Apple também, dando mais espaço interno para iGadgets. Mas no caso do iPad de quarta geração, como o projeto (design) continuou praticamente igual ao anterior, nada foi feito com a “sobra” de espaço. O pessoal da iFixit, por exemplo, esperava alto-falantes melhores. Em vez disso, a Apple deixou o espaço lá — não tenho dúvidas de que isso mudará na próxima versão, que com certeza virá com um design mais fino, mais leve…
Parecem iguais, certo? Mas não são. A câmera frontal do iPad de quarta geração (a de baixo) é uma FaceTime HD (720p) de 1,2 megapixel, enquanto a do iPad de terceira geração é uma VGA (0,3 megapixel). A nova câmera é um pouco mais espessa (0,4mm) que a anterior, mas cabe facilmente no local destinado a ela.
Praticamente igual ao modelo anterior, o iPad de quarta geração ganhou a mesma nota de reparabilidade: 2/10. Apesar de o LCD ser fácil de remover e a bateria não ser soldada à placa lógica, o painel frontal é colado com o resto do dispositivo — aumentando a probabilidade de quebra do vidro durante a tentativa de remoção —, a Apple continua utilizando muito adesivo para fixar as partes, o acesso ao conector é extremamente difícil — apenas removendo o LCD, entre outras coisas.
Caso queira mais detalhes sobre a desmontagem, a iFixit também criou um “videoreview” da desmontagem:
Alguém aqui pensando em comprar esse iPad?