Com o iOS 6, a Apple retirou o Google Maps do seu sistema operacional, substituindo-o por uma solução proprietária. Altamente criticados, os mapas da Apple não são tão completos quanto a solução do Google.
Segundo o The Guardian, fontes internas do Google ainda não sabem se o aplicativo do Google Maps, que está sendo desenvolvido, será aprovado pela Apple. Apesar de alguns empregados do gigante das buscas terem quase certeza de que o aplicativo chegará à App Store, muitos não estão assim, tão otimistas.
As fontes também apontaram a falta de aplicativos que usam as APIs do Google entre as soluções alternativas que a Apple destacou como mais um motivo para duvidar da aprovação.
Pessoalmente, não vejo motivos explícitos que indiquem que a Apple não aprovará o Google Maps, já que a empresa deixou o Chrome e o Google Search — com pesquisa de voz, inclusive — entrarem na sua loja, mesmo sendo concorrentes de seus serviços embutidos no iOS.
[via MacRumors]
Atualização
Casey Newton, da CNET News, também disse que acha que um aplicativo de mapas do Google será aprovado pela Apple. Ele inclusive cita o YouTube, que antes tinha um aplicativo nativo do iOS e agora está disponível apenas na App Store, como exemplo.
Além disso, o jornalista atenta ao fato de que a Apple não vai querer provocar mais uma onda de notícias e opiniões que denigram a imagem da companhia, a qual foi já foi exageradamente bombardeada pela mídia.