O melhor pedaço da Maçã.
XanderSt / Shutterstock.com
Logo da Netflix no iPhone

Procons notificam Netflix devido à cobrança por “assinante extra” [atualizado 4x]

O Procon-SP e o Procon-PR notificaram a Netflix devido à sua nova política de cobrança de um adicional de R$12,90/mês para usuários que compartilham suas contas com pessoas fora de sua residência. Ambos os órgãos de defesa do consumidor receberam reclamações de assinantes sobre a nova medida, o que levou à necessidade de esclarecimentos.

Publicidade

O Procon de São Paulo, em comunicado divulgado na última quarta-feira, informou que sua notificação visa compreender o que exatamente a Netflix está anunciando aos seus assinantes, se a empresa está implementando um novo critério de cobrança e como funcionará esse novo sistema de acesso.

Já o Procon do Paraná emitiu sua notificação na sexta-feira, destacando que a empresa não deixou claro como irá diferenciar usuários que estão compartilhando a sua conta de assinantes que apenas costumam acessar o serviço de streaming em diferentes dispositivos. O órgão ressalta que a medida adotada pela empresa pode violar o Código de Defesa do Consumidor.

O material publicitário da empresa, que inclusive está disponível no seu site, traz frases como “assista onde quiser”, o que induz o consumidor ao erro, pois o mesmo imagina que os perfis podem ser utilizados em qualquer local.

Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Ambos os órgãos destacam que, se o serviço da Netflix pode ser acessado por meio de aparelhos móveis, a empresa não pode restringir o acesso apenas à residência. Essa divergência entre a publicidade e a implementação prática da política de cobrança levanta questões sobre o cumprimento das normas de proteção ao consumidor.

A gigante do streaming tem um prazo de 20 dias para fornecer informações aos órgãos de defesa do consumidor, esclarecendo pontos-chave relacionados à nova política de cobrança por compartilhamento de senhas.

Publicidade

Por ora, contudo, a Netflix não se manifestou publicamente com relação à polêmica levantada.


Ícone do app Netflix
Netflix de Netflix, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 16.27.0 (192.9 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via G1 [1, 2]

Atualização29/05/2023 às 19:10

O Procon de Florianópolis (SC) e o Procon-RS também emitiram notificações à Netflix devido às reclamações de assinantes sobre a cobrança adicional por usuário. Os órgãos solicitaram que a plataforma dê mais detalhes sobre a taxa extra que será aplicada quando pessoas compartilham senhas, mas não residem no mesmo local.

O Procon do Rio Grande do Sul ainda destacou em sua notificação a natureza do serviço de streaming da Netflix, que não é equivalente a uma TV a cabo, permitindo que os consumidores assistam ao conteúdo de qualquer lugar.

Publicidade

Além disso, foram levantadas questões sobre situações de viagens longas e consumidores que possuem mais de um endereço, assim como aspectos constitucionais relacionados à definição de família e a relação afetiva entre seus membros.

Publicidade

O órgão também está investigando possíveis violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma vez que a empresa não pode monitorar ou coletar dados que comprometam a privacidade do consumidor. O diretor do Procon-RS, Rainer Grigolo, ressaltou que os direitos de personalidade são “inalienáveis e inegociáveis”.

Atualização II, por Rafael Fischmann30//05/2023 às 08:05

E não foram “só” esses.

Na semana passada, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) também notificou a Netflix, exigindo esclarecimentos sobre a cobrança no compartilhamento de senhas com os usuários.

“A partir da denúncia de consumidores, chegou ao nosso conhecimento que a Netflix passará a cobrar um valor extra para os usuários que compartilham a senha do serviço de streaming. Nosso objetivo é saber, de fato, o que está sendo anunciado e como funcionará esse novo sistema”, explicou a presidente Karen Barros. “Entende-se que quando você assina um serviço, tem direito de acessá-lo para usar da forma que for conveniente, sem limitar se é da mesma residência ou não, e os consumidores não podem ser sancionados por mudanças que ferem o seu direito.”

Outro que quer explicações da Netflix é o Procon Macaé, cujo secretário-adjunto, Gilcimar Prata, alegou: “Precisamos verificar se tal cobrança não fere os direitos basilares do consumidor, pois ele pode pagar o serviço, mas ter a necessidade de efetuar viagens longas, ou ter múltiplos domicílios e não poder utilizar um serviço pelo qual efetivamente paga.”

dica do Marcelo Sardenberg

Atualização III, por Bruno Cardoso30/05/2023 às 17:50

E o cerco se fecha cada vez mais para a Netflix no Brasil. Agora, foi a vez dos Procons de Maceió, Fortaleza e do estado Espírito Santo de notificarem o serviço de streaming pela sua nova política de compartilhamento de senhas.

O Procon Maceió apresentou o mesmo argumento utilizado pelo Procon-PR, de que a Netflix não deixou claro como vai diferenciar usuários que estão compartilhando a sua conta de assinantes que acessam o serviço de outros dispositivos móveis. Além disso, o órgão também questionou a Netflix sobre a natureza do seu serviço e sobre o caso de usuários que fazem viagens longas e/ou possuem mais de um endereço.

O órgão da capital cearense, por sua vez, quer que a Netflix explique especificamente a mensagem enviada aos seus assinantes que anuncia a mudança na política no serviço de streaming. Caso a nova política de compartilhamento seja considerada abusiva, a empresa poderá ser multada em até R$16 milhões, além de outras possíveis penalizações caso a notificação não seja respondida a tempo.

Por fim, o Procon-ES considerou a mudança abusiva e uma violação dos direitos dos consumidores. Caso a Netflix não esclareça as alterações, o órgão disse que vai abrir um processo administrativo para apurar uma possível violação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Para a diretora-presidente do órgão, Letícia Nogueira, a nova política se tratou de uma “alteração unilateral do contrato”.

Em todos os três casos, a Netflix terá 20 dias corridos para responder. Mas não para por aí: o Procon de Blumenau/SC anunciou hoje que também vai notificar a empresa amanhã. De acordo com o próprio órgão, que repetiu os argumentos dos Procons do Paraná e de Maceió, também será apurada uma possível violação do CDC.

via G1 [1, 2], O POVO

Atualização IV, por Bruno Cardoso31/05/2023 às 18:45

Após receber 24 queixas sobre a sua nova política de compartilhamento de senhas, o Procon-RJ também decidiu fazer pressão na Netflix. De acordo com informações do EXTRA, o órgão fluminense repetiu vários dos questionamentos de Procons de outros estados e cidades e quer saber como exatamente se deu a alteração do contrato do serviço de streaming.

Outro órgão a cobrar explicações nesta terça-feira foi o Procon-MT, que também colocou sua equipe de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado para coletar “informações sobre a publicidade dos serviços prestados pela plataforma”. O órgão quer saber se a medida vai afetar apenas novos assinantes e quais mecanismos “estão sendo utilizados para garantir que as informações sobre a mudança na forma de cobrança cheguem a todos os clientes de forma clara, precisa e ostensiva”.

No caso do Procon-RJ, a Netflix tem dez dias para responder. Caso seja constatada alguma violação aos direitos dos consumidores, será instaurado um processo administrativo. O Procon-MT, por sua vez, deu um prazo de cinco dias e pediu para que a empresa forneça uma cópia do contrato firmado com seus assinantes entre janeiro e março de 2023, além de uma cópia de contrato atual da empresa com as mudanças devidamente destacadas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brasileiros abrem mais o WhatsApp, porém passam mais tempo no Instagram

Próx. Post

Headset da Apple enfrentará desafios como cognição espacial

Posts Relacionados