O melhor pedaço da Maçã.

Trapalhada? Fotos do iPad mostram conteúdo em Flash sendo carregado no Safari [atualizado]

Disclaimer: Viemos tratando o iPad no feminino (“a iPad”), mas a confirmação da Apple indica que o novo gadget deve ser referido no gênero masculino ou neutro, nos idiomas em que isso couber (“das iPad”, em alemão, por exemplo). Tratá-lo-emos desta forma, daqui em diante.

Publicidade

Conforme relatamos por aqui ontem, o iPad segue o mesmo caminho dos demais gadgets da Apple com iPhone OS e não suporta conteúdo baseado no plugin Flash Player, da Adobe. No entanto, o AppleInsider indicou que a equipe de marketing da empresa errou feio ao preparar ao material de divulgação do gadget, esquecendo desse detalhe ao ressaltar o potencial dele para navegação pela web.

Apenas como um exemplo, veja uma captura do vídeo especial gravado pela Apple, que mostra o iPad sendo usado para navegar pela página inicial do jornal norte-americano The New York Times — repare no player de vídeos, à direita da barra lateral do site:

iPad — Safari com Flash

Agora, veja uma screenshot que tirei do QuickTime X exibindo o vídeo do evento de lançamento, em que Steve Jobs aparece demonstrando o Safari do iPad na mesma página, com foco no dito player:

Safari no iPad — Sem Flash

Similarmente, o mesmo conteúdo não é carregado no Mobile Safari do iPod touch:

iPod touch — Safari sem Flash

Conforme é possível constatar, as imagens e vídeos do iPad divulgadas pela Apple são apenas renderizações ilustrativas do seu funcionamento, sem nenhuma base no seu comportamento real. Essa é uma péssima forma de destacar o que ele pode fazer, não acham?

Atualização (30/1)

Para evitar qualquer tipo de acusação — sobre publicidade enganosa, por exemplo —, a Apple prontamente atualizou todas as imagens e vídeos do iPad indicando a indisponibilidade do Flash ou trocando as screenshots por páginas que não necessitam do plugin.

Veja um exemplo:

Ou seja, quem ainda tinha esperança de que o Flash viria para o iPad, pode tirar o cavalinho da chuva. Ao menos por ora.

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

LaCie lança nova linha Enterprise de soluções de armazenamento

Próx. Post

Steve Jobs fala com Walt Mossberg sobre o iPad

Posts Relacionados