O melhor pedaço da Maçã.

IDC: em 2016, iGadgets representarão 17,3% dos dispositivos “inteligentes e conectados”

Gráfico IDC - PCs, tablets e smartphones

De acordo com a última pesquisa da IDC, juntos, os mercados de PCs, tablets e smartphones despacharam mais de 916 milhões de unidades ao longo de 2011, com faturamento ultrapassando os US$489 bilhões.

Publicidade

Para Bob O’Donnell, vice-presidente de clientes da IDC, dispositivos computadorizados “inteligentes e conectados” estão se tornando cada vez mais importantes na vida das pessoas, seja individual, profissional ou educacionalmente. Para 2012, a firma estima que, combinados, os números atingirão 1,1 bilhão de unidades despachadas, chegando a 1,84 bilhão em 2016 — mais que o dobro do ano passado.

Gráfico IDC - PCs, tablets e smartphones

Nos dias de hoje — dentro desse montante —, o Windows em PCs representa 35,9%, enquanto os aparelhos com Android ficam com 29,4% e os iGadgets, com 14,6%. Contudo, para a firma de pesquisa, o cenário vai mudar bastante até 2016, com o Windows (em PCs, é bom lembrar) diminuindo para 25,1%, o Android (smartphones e tablets) crescendo para 31,1% e o iOS subindo para 17,3%.

Publicidade

De acordo com Tom Mainelli, diretor de pesquisas, as estimativas colocam o Android em vantagem, porém fabricantes terão problemas para lucrar na plataforma, já que a grande parte apostará em modelos bem baratos. Já o iOS continuará sendo o preferido entre os desenvolvedores, com a plataforma se mostrando mais lucrativa que as concorrentes.

Ainda de acordo com o estudo, o número de pessoas utilizando múltiplos aparelhos (um MacBook Air, um iPhone e um iPad, por exemplo) tende a crescer, já que estamos na “era dos multidispositivos”. O desafio será integrar isso tudo, para que o usuário faça parte de um mesmo ecossistema — e é nesse ponto que a Apple, hoje, leva vantagem perante a concorrência.

Para terminar, países da Ásia e do Pacífico — especialmente a China — serão os grandes responsáveis pelo crescimento do mercado de smartphones. Na opinião de Will Stofega, diretor do programa de tecnologias para telefones móveis e tendências, para muitos o smartphone será a conexão primária com a internet.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Começará hoje à noite, no Mukirana.com, o leilão de um iPad de terceira geração! ;-)

Próx. Post

Desenvolvedora Zynga continua gerando polêmica com seus jogos; desta vez, com o hit Draw Something

Posts Relacionados