O Yahoo! liberou ontem um press release anunciando uma nova política de privacidade de dados dos seus usuários. A partir de agora, ele só irá manter dados pessoais em seus servidores por três meses; depois disso, tudo se tornará anônimo.
Até agora, o normal era que os dados (que também incluem visualizações de páginas, anúncios e cliques) fossem mantidos por cerca de 13 meses. As únicas exceções são casos de fraude ou brechas de segurança, em que o Yahoo! afirmou que poderá guardá-los por até seis meses.
O motivo de tal anúncio tem a ver com regulamentações européias quanto ao tempo que empresas como o Yahoo!, Google e a Microsoft armazenam dados obtidos através de buscas na web. A gigante de Redmond afirmou, na semana passada, que atenderia à tais demandas somente se suas concorrentes também o fizessem.
Apesar de afirmar que os dados obtidos permitem que continue sempre aprimorando seus serviços e combata mais fortemente fraudes e spam, o Google também concordou, em setembro deste ano, cortar pela metade o tempo que retém endereços de IP e dados de usuário de requisições de busca. Atualmente, a firma de Mountain View anonimiza seus registros em servidores após nove meses.