O melhor pedaço da Maçã.

Noruega impõe data limite para Apple eliminar DRM da iTunes Store no país

Maçã presa a um iPod (DRM)

O governo norueguês impôs hoje uma data limite para a Apple abrir a iTunes Store para outros tocadores digitais além do iPod, eliminando completamente controle de DRM da sua loja musical online. A Noruega lidera uma campanha européia de abertura da iTunes já faz dois anos.

Publicidade

O caso foi encaminhado ao conselho mercadológico do país, que tem poder sobre lei de obrigar mudanças corporativas como esta e de aplicar multas caso as exigências não sejam cumpridas. A Apple tem até 03 de novembro para responder às alegações e a decisão final do caso será feita até o início do próximo ano, haja vista que a lei norueguesa dá diretos aos consumidores de transferir e reproduzir conteúdos digitais comprados e baixados na internet no aparelho que eles quiserem.

A Apple se defende afirmando que não pode remover o DRM devido a acordos firmados com gravadoras musicais das mais diversas. Se o processo for adiante, ela será obrigada a remover todo o conteúdo protegido por DRM ou simplesmente encerrar as operações da iTunes no país. O problema é que a Finlândia, Dinamarca, França, Alemanha e Holanda também apoiam a iniciativa da Noruega. E agora, José Jobs?

[Via: Yahoo! News.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft se adianta e disponibiliza atualização do horário de verão

Próx. Post

Shazam registra 1,5 milhão de downloads na iPhone App Store

Posts Relacionados