O mouse é um importante periférico para os nossos computadores. Apesar de estar dividindo seu espaço com telas sensíveis ao toque e trackpads, ele ainda é utilizado por muitos.
O site 512 Pixels compilou a história de todos os mouses já produzidos pela Apple, desde de o rato que acompanhava o Apple Lisa até o mais recente Magic Mouse.
Mouse do Apple Lisa— 1983
Considerado o computador que tinha um mouse e uma interface gráfica, o Apple Lisa representou o início da era dos computadores pessoais feitos pela Apple. À frente de seu tempo, o Lisa já era multitarefa, uma função bem avançada para os padrões da época. Apenas um ano depois, a Apple lançou o Macintosh — que tomou o seu lugar nas prateleiras.
Mouse do Apple Lisa — 1984
O primeiro mouse realmente popular foi ele, com apenas um botão e uma rollerball de borracha, em vez da “bolinha” de metal do mouse do Lisa. Ele se conectava ao computador através de uma porta DE–9.
Mouse do Apple IIc — 1984
Introduzido apenas alguns meses depois do Macintosh, o Apple IIc foi o primeiro da linha Apple II a ter um mouse. Assim como o do Macintosh, esse também tinha apenas um botão e se conectava ao computador através de uma porta DE–9.
Apple Desktop Mouse — 1986
Seguindo a mesma linha dos seus irmãos mais velhos, esse mouse era bege e tinha apenas um botão. Porém, em vez de utilizar uma porta DE–9 para se comunicar com o computador, ele foi o primeiro da gigante de Cupertino a usar a Apple Desktop Bus (ADB).
Apple Desktop Mouse II — 1992
Crédito: Shrine of Apple.
Totalmente diferente dos outros feitos pela Apple até então, o Apple Desktop Mouse II trouxe curvas suaves para os mouses, introduzindo um formato que é utilizado até hoje por muitas fabricantes. Em duas cores, bege e preto, ele foi o mouse que acompanhou a Macintosh TV.
Mouse do iMac — 1998
Considerado um dos piores já feitos pela Apple, o mouse do iMac foi o primeiro feito por ela que utilizou a porta USB. Translúcido e feito de plástico, ele era perfeitamente redondo, algo que prejudicava profundamente a experiência dos usuários.
Apple Pro Mouse — 2000
Apenas dois anos depois do “disco de hóquei”, o Apple Pro Mouse foi lançado. Retornando ao estilo do Desktop Mouse II, ele foi o primeiro a contar com um sensor óptico, muito mais preciso do que as “bolinhas” presentes nos ratos anteriores.
Ele também foi o primeiro a substituir o botão por um mecanismo no qual o corpo inteiro funciona como tal. Apesar de ser bem melhor do que o mouse do iMac, o Apple Pro Mouse ainda tinha um cabo USB muito curto (pensado assim para ser conectado à lateral dos teclados da época), algo que incomodava muito os usuários.
Mighty Mouse — 2005
O primeiro mouse com dois botões feito pela Apple foi ele, o Mighty Mouse. Mas, em vez de utilizar botões físicos, ele utilizava sensores de toque para determinar qual botão o usuário quis apertar, reconhecendo a pressão a partir de um sistema igual ao encontrado no Apple Pro Mouse.
Em 2006, o Mighty Mouse ganhou sua versão com Bluetooth, sendo também o primeiro rato sem fio da gigante de Cupertino.
Magic Mouse — 2009
O mouse mais novo da Apple é o Magic Mouse. Multitouch, ele reconhece gestos com até quatro dedos. Assim como o Mighty Mouse, ele detecta a posição dos dedos do usuário para determinar se ele quis apertar o botão esquerdo ou direito.
· · ·
Observando a evolução desses periféricos, também podemos ver como as características de design da Apple mudaram. De mouses bege quadradões a brancos sensíveis ao toque, a companhia continua colocando o que há de melhor neles.