O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Analista reflete sobre as opções da Apple em relação à fabricação de chips [atualizado]

Família de processadores da Apple (A4, A5, A5X, A6 e A6X)

Com todo o burburinho relacionado ao abandono da Samsung para a fabricação dos processadores da Apple, o analista Amit Daryanani decidiu colocar no papel quais são as possibilidades da Maçã.

Publicidade

Família de processadores da Apple (A4, A5, A5X, A6 e A6X)

Para ele são quatro, sendo as duas primeiras as mais prováveis:

  1. Mover toda a sua produção para a TSMC.
  2. Fazer uma nova parceria com a Intel, agora envolvendo a fabricação de chips móveis.
  3. Investir na Global Foundries, que já está trabalhando com a fabricação de chips com a arquitetura ARM (20 nanômetros).
  4. Produzir esses chips por conta própria.

Sem dúvida o primeiro cenário é o mais plausível e comentado por todos — seria o caminho natural da coisa. Já o segundo é improvável e daria bastante trabalho à Apple. Como a Intel investe em outro tipo de arquitetura, uma transição para ela seria complicada e dolorosa.

Publicidade

A terceira opção não deixa de ser viável, mas muitos investimentos precisariam ser feitos para ela ser colocada em prática, envolvendo até mesmo a construção de novas fábricas para atender exclusivamente à demanda da Apple — coisa que a TSMC pode fazer com mais facilidade, já que é uma empresa com mais recursos. Já a quarta aumentaria ainda mais o controle da Apple sobre os componentes de seus produtos mas, na minha opinião, é uma preocupação que a Apple não precisa — e não quer — ter. É muito mais fácil/simples entregar isso para um terceiro do que construir uma fábrica, comprar maquinário, contratar empregados, etc.

Claro, a Apple tem mais de US$100 bilhões em caixa e pode muito bem fazer uma oferta e comprar uma fabricante dessas, mas não custa lembrar que ela já tentou investir na TSMC e não conseguiu — às vezes, dinheiro não resolve.

Além disso, mesmo optando pelo caminho mais fácil (parceria com a TSMC), as coisas não são simples. Daryanani acredita que uma transição desse nível demora entre 12 e 18 meses; ou seja, de uma forma ou de outra, a Samsung continuaria ligada à Apple até pelo menos 2014.

[via AppleInsider]

Atualização

O analista Doug Freedman, da RBC Capital, afirmou que a Apple está conversando com a Intel sobre a possibilidade de ela fabricar os processadores de iPads, iPhones e iPods touch. De acordo com ele, a Intel aceitaria fabricar os chips utilizando a arquitetura ARM desde que a Maçã adotasse a aquitetura x86 em iPads, no futuro.

Publicidade

Sinceramente, isso não faz nenhum sentido. Trocar apenas o iPad para chips da Intel e manter iPhones/iPods touch com ARMs? Ou troca tudo ou não troca, pelo menos é o que eu acho.

[via Fortune Tech]

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Cabo Lightning de três metros da Griffin

Griffin lança seus primeiros cabos Lightning; confira o interior de uma fábrica de acessórios

Próximo Artigo

Seu iPhone 5 arranhou? Veja a ideia "brilhante" que um usuário inconformado com isso teve ;-)

Posts Relacionados