O melhor pedaço da Maçã.

CarKey: código do iOS 14 sugere que BMW será a primeira montadora a adotar o recurso

CarKey

O pessoal do 9to5Mac continua desvendando possíveis novidades de software da Apple ao vasculhar os códigos do iOS 14; entre elas, está a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. da Maçã que poderá transformar iPhones em chaves de carros, a CarKey.

Publicidade

Ainda que tenha sido vista pela primeira vez em versões beta do iOS 13.4, ainda levará um tempo para vermos como essa tecnologia funcionará de verdade. Não obstante, novas evidências obtidas pelo site revelam que a BMW poderá ser a primeira montadora a oferecer suporte ao recurso.

Quando procurada para comentar a possibilidade, a BMW não confirmou estar trabalhando com a tecnologia da Apple, especificamente. Apesar disso, a empresa alemã apontou um comunicado de dezembro passado no qual descreve seu compromisso com um padrão global de chaves digitais.

O BMW Group está, portanto, impulsionando a criação de um padrão global para acesso digital a veículos com o Car Connectivity Consortium (CCC). A maioria dos fabricantes de smartphones e de automóveis já se juntou ao consórcio. As especificações também ajudarão a incluir todos os tipos de dispositivos inteligentes, incluindo telefones, relógios e outros dispositivos vestíveis no padrão.

O CCC já está desenvolvendo a terceira versão da especificação de chaves digitais, a qual utilizará tecnologias como Bluetooth de Baixo Consumo (Bluetooth Low Energy, ou BLE) e Banda Ultralarga (Ultra-Wideband, ou UWB) para fornecer acesso a partir do reconhecimento espacial.

Publicidade

Em um futuro próximo, o padrão da Chave Digital será aprimorado com a Banda Ultralarga. Isso oferecerá máxima proteção contra roubo e permitirá a localização precisa entre o dispositivo e o veículo. Como resultado, o smartphone não deverá mais ser mantido diretamente na maçaneta da porta para destravar o carro, mas pode ser convenientemente deixado no bolso.

Vale notar que alguns gadgets recentes da Apple, como os novos iPhones, suportam tanto o BLE quanto a UWB — por enquanto, esse último está restrito ao compartilhamento de arquivos pelo recurso AirDrop.

O padrão do CCC também é compatível com tablets, mas não sabemos se os iPads funcionarão com a CarKey. Como dissemos, somente os iPhones mais recentes (11, 11 Pro e 11 Pro Max) e os novos iPads Pro possuem o chip U1 (UWB) até o momento — embora códigos do iOS 13.4 indiquem que o Apple Watch (presumivelmente, a próxima geração do relógio) também será contemplado.

Por fim, o 9to5Mac espera que a CarKey também funcione para dar partida em um carro usando o iPhone. Segundo eles, as chaves virtuais serão gerenciadas pelo app Wallet e funcionarão com ou sem uma opção de autenticação, para maior agilidade. Ademais, tudo indica que será possível compartilhar essas chaves por mensagens com outras pessoas.

Vale notar que a relação estreita entre BMW e Apple não é nova: a montadora também foi uma das primeiras a trabalhar com a versão sem fio do CarPlay.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Conceito de novo iMac imagina desktop ganhando contornos do Pro Display XDR

Próx. Post

Coronavírus: Beats 1 com entrevistas por FaceTime; Foxconn diz que cumprirá demanda

Posts Relacionados