Durante 2012, diversos malwares atacaram Macs — principalmente os que exploravam vulnerabilidades em plugins como o Java e o Flash. Num relatório de 40 páginas, a Sophos mostrou que os hackers estão saindo do Windows e começando a atacar computadores com OS X e celulares rodando o Android.
Mesmo ainda não sendo o principal alvos dos malwares, o sistema operacional para computadores da Apple recebeu bastante atenção dos criminosos virtuais. Como exemplo disso, podemos citar o Flashback, o qual atingiu mais de 600.000 usuários no mundo inteiro.
Nós inclusive publicamos hoje um artigo sobre um novo spyware para Mac chamado Dockster, que utiliza um site sobre Dalai Lama para se espalhar. Seguindo a onda dos outros vírus para OS X, ele usa uma vulnerabilidade encontrada no Java para prejudicar os usuários.
O relatório também destaca os ataques ao Android, que virou um dos principais alvos dos crackers. Segundo os dados da Sophos, a porcentagem de usuários de Androids infectados chega a ser maior do que a de donos de PCs em alguns países.
[via TNW]