Antes de o iPhone 5 ser lançado e desmenti-los, muitos rumores apontavam que a sexta geração do smartphone da Apple seria compatível com a tecnologia NFC (sigla em inglês para Comunicação de Campo Próximo). Por tomar essa decisão, a gigante de Cupertino atrasou o mercado de transações que usam a tecnologia em dois anos, segundo uma pesquisa da Juniper Research.
Dr. Windsor Holden, autor do relatório, disse:
Enquanto diversos fornecedores já introduziram smartphones compatíveis com o NFC, a decisão da Apple representa um significante golpe para a tecnologia [na América do Norte e na Europa Ocidental], sobretudo levando em conta o sucesso dela em educar a massa sobre novos serviços móveis.
Além de não difundir ainda mais a tecnologia, a Apple acabou influenciando varejistas a não adotá-la. “Sem o suporte deles, será muito mais difícil persuadir consumidores e varejistas a abraçar o que representa um meio completamente novo de pagamento”, acrescentou Holden.
A previsão da Juniper de US$180 bilhões movimentados utilizando a tecnologia em 2017 foi reduzida para US$110 bilhões, cerca de 40% a menos.
Numa nota relacionada, Shaw Wu, da Sterne Agee, afirmou que a taxa produção de iPhones 5 está aumentando bastante. Com isso, as previsões de vendas do analista aumentaram. Para ele, a Apple venderá 47,3 milhões de unidades do produto durante o trimestre vigente, um pouco a mais do que o consenso geral (algo entre 45 e 46 milhões).
[via TechCrunch, AppleInsider]