O melhor pedaço da Maçã.

FTC avisa que aplicativos para crianças ainda coletam muitas informações sem alertar os pais

iPad e crianças

A Federal Trade Commission realizou mais um estudo para determinar se os aplicativos voltados para o público infantil estão realmente levando privacidade a sério. Para a preocupação dos pais, muitos ainda compartilham dados e permitem negociações via In-App Purchases sem alertá-los corretamente.

Publicidade

iPad e crianças

Crédito: Wayan Vota.

Jon Leibowitz, presidente da FTC, disse:

Publicidade

Enquanto nós pensamos que a maioria das companhias tem as melhores intenções quando se trata de proteger a privacidade das crianças, nós não vimos progresso quando se trata de ter certeza de que os pais têm a informação que eles precisam para fazer escolhas fundadas sobre os aplicativos para suas crianças.

Das centenas de aplicativos que a FTC testou, mais da metade transmite informações dos dispositivos do usuário para si, para redes de publicidade, para companhias de estatísticas ou para terceiros. Além disso, foi constatado que um pequeno número de empresas recebia informações de muitos aplicativos — mostrando que a informação de muitas crianças está na mão de poucos.

O mais alarmante é que 17% dos apps infantis analisados permitem transações via In-App Purchases, com valores que variam entre US$1 até US$30. Mesmo que a App Store avise sobre isso, a falta de esclarecimento sobre a funcionalidade ainda é um problema. Isto inclusive já foi o centro de uma grande polêmica envolvendo desenvolvedores, usuários e a própria Apple.

Para resolver essa situação, a FTC fez três recomendações para quem cria aplicativos para a criançada: incorporar proteções de privacidade no software; oferecer opções claras para os pais sobre a coleta e compartilhamento de dados; e fornecer mais transparência sobre como os dados são coletados, usados e compartilhados através do app.

Publicidade

O órgão também está desenvolvendo um informativo para os pais, a fim de ajudá-los na hora de escolher quais softwares serão usados pelo seus filhos.

[via GigaOM]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Para Jean-Louis Gassée, Apple continuará investindo na atual Apple TV e *não* lançará uma TV

Próx. Post

Fuze.cc lança mais um novo app para iPads e iPhones/iPods touch: o Avaliação Pré Anestésica

Posts Relacionados