O melhor pedaço da Maçã.

Instagram ganha marcação de pessoas em vídeos, formulário para verificação e muito mais

Marcação em vídeos no Instagram

Mais uma semana, mais uma leva de novidades na maior rede social de fotos e vídeos do mundo. Vamos ver o que o Instagram nos reserva para o futuro?

Publicidade

Mais segurança

Já falamos sobre esse assunto em algumas ocasiões, mas o Instagram está realmente focado em tornar o ambiente da rede mais seguro e confiável para todos os usuários. Para tal, sua administração anunciou recentemente três medidas práticas.

Recurso "Sobre esta conta" do Instagram

A primeira delas é um recurso que eles chamam “Sobre esta conta”, que será aplicado a todos os perfis com grande número de seguidores. A ideia é que todo o público possa acessar essa tela para avaliar a autenticidade da conta em questão, sendo ela verificada ou não; lá, o Instagram mostrará dados como a data em que o perfil foi criado, em que país ele se baseia, posts patrocinados que estão ativos naquele perfil, mudanças de username no último ano e outras contas públicas com seguidores em comum.

Formulário de verificação de contas no Instagram

Além disso, o Instagram está finalmente oficializando e trazendo de vez um modo mais fácil de solicitar verificação para a sua conta — como já comentamos, a rede era a última a não oferecer uma forma oficial de realizar esse pedido e se baseava somente em critérios próprios para a atividade, o que criou todo um mercado paralelo de verificações. Agora, usuários cujos perfis tenham algum interesse público podem entrar com um pedido na opção “Solicitar Verificação”, dentro das Configurações. Basta enviar uma cópia de um documento de identificação e a rede analisará o seu pedido, verificando (ou não) a sua conta.

Autenticação de dois fatores no Instagram

Por fim, a rede está anunciando oficialmente a chegada dos novos métodos de autenticação por dois fatores via apps de terceiros, como já comentamos aqui; com isso, você pode utilizar serviços como o Google Authenticator ou o Duo Mobile para receber códigos de verificação e fazer o login no app de forma mais segura. Para tal, bastará selecionar a opção “App Autenticador” dentro da tela “Autenticação por Dois Fatores”, nas Configurações do aplicativo — caso você já tenha o app de autenticação instalado, o Instagram o detectará automaticamente e mandará o código para ele.

Publicidade

O formulário de verificação já está disponível na rede, enquanto o recurso “Sobre esta conta” e o suporte aos apps de autenticação deverão chegar nas próximas semanas.

Marcando pessoas em vídeos

Até hoje, o popular recurso de marcar pessoas em publicações no Instagram só funciona em fotos — vídeos ficam de fora da brincadeira. A rede, entretanto, confirmou ao TechCrunch que os dias dessa limitação estão contados.

Marcação em vídeos no Instagram

A opção, que já está aparecendo em fase de testes para alguns usuários, funciona de forma parecida com a marcação em fotos: ao publicar um vídeo, o usuário simplesmente seleciona as contas que quiser marcar. Os espectadores poderão tocar no botão “Ver pessoas marcadas” no canto inferior esquerdo do vídeo para abrir uma lista com os perfis marcados — ao contrário das fotos, onde o usuário pode posicionar a marcação em cada pessoa correspondente e as etiquetas se sobrepõem à própria imagem.

Por enquanto, aparentemente, os vídeos em que você é marcado não aparecem na aba de marcações do seu perfil, mas isso deve mudar até o lançamento oficial do recurso — que chegará nos próximos meses à plataforma. Também não foi informado se o Instagram vai introduzir também habilidades de marcação comercial aos vídeos, embora isso seja altamente provável.

Aplicativo para compras

Falando em compras, o Instagram está trabalhando no segundo app desmembrado do seu aplicativo principal. Depois do IGTV, esse novo software será dedicado somente à fina arte de exibir produtos de marcas que anunciam pela rede — e será possível até mesmo fazer compras diretamente pelo app.

Quem trouxe as informações foi o The Verge, o qual acrescentou que o app ainda está em estágios iniciais de desenvolvimento e não tem uma previsão de ver a luz — de fato, pode até ser que a ideia seja abandonada no meio do caminho.

De qualquer forma, por enquanto a ideia (provisoriamente chamada de “IG Shopping”) se materializa como um app que mostraria coleções e produtos de pessoas ou marcas que você segue ou pode se interessar, com a opção de compras pelo próprio aplicativo — o que seria um avanço em relação às opções de comércio atuais do Instagram, que lhe levam às páginas das lojas para você finalizar a compra.

A ideia faz sentido, considerando a investida do Facebook na área de compras e o fato de que 25 milhões de empresas possuem perfis no Instagram — com no mínimo 2 milhões delas já realizando anúncios na rede regularmente. Vamos aguardar e ver o que sai disso tudo.

Guia para pais e responsáveis

Para tornar o ambiente da rede social mais amigável e incentivar uma influência mais positiva na vida de adolescentes, o Instagram está pondo no ar também uma nova página em seu site denominada “A Parent’s Guide” (algo como “Um Guia para os Pais”).

Guia para pais do Instagram

A ideia é mostrar aos pais e responsáveis de adolescentes que utilizem a plataforma o funcionamento básico da rede, introduzindo-os a recursos de segurança que eles e seus filhos possam talvez não conhecer. O Instagram lista todas as medidas que toma para tornar o seu ambiente mais seguro, além de destacar as novas ferramentas de controle e limite de uso introduzidas recentemente.

Além disso, a página estimula que os pais e responsáveis conversem com os adolescentes que estejam na rede, avaliando a progressão da sua saúde e bem-estar, e se o uso do Instagram pode estar lhes afetando negativamente de alguma forma. A ideia é que a vida digital dos jovens seja uma parte mais presente na vida dos adultos — quebrando uma ideia antiga de que a internet é terra de ninguém onde menores de idade podem ser expostos a qualquer tipo de conteúdo sem supervisão.

A nova página do Instagram está fora do ar nesse momento, mas deve voltar em breve.

Acesso rápido a emojis

Acharam que era só isso? Acharam errado. Para completar a enorme lista de novidades recentes, o Instagram está adicionando também uma barra de acesso rápido a emojis na área de comentários das fotos.

Barra de acesso rápido a emojis no Instagram

A barra fica em cima da caixa de comentários e mostra uma seleção de emojis mais usados pela comunidade — o que é uma oportunidade perdida, já que o recurso seria muito mais útil se selecionasse as figurinhas mais utilizadas pelo usuário. Ainda assim, fica mais fácil digitar comentários genéricos como o velho e bom coraçãozinho vermelho para aquela foto fofinha ou coisa do tipo.

A barra de emojis já está disponível para todos os usuários.


Ícone do app Instagram
Instagram de Instagram, Inc.
Compatível com iPhones
Versão 324.0.0 (272 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via 9to5Mac, iClarified, MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Stores: problemas em Melbourne, mudanças em Paris e nova loja na China

Próx. Post

Sphero BOLT tem matriz de LEDs e se conecta ao Swift Playgrounds

Posts Relacionados