Em tempos de smartphones equipados com conexões 3G/4G e GPS, não faz sentido um serviço de delivery simplesmente poder ser requisitado pelo celular substituindo apenas o pedido convencional pelo telefone, afinal, esses dispositivos podem oferecer muito mais do que isso.
Foi esse nicho que a empresa gaúcha All4Mobile mirou, com o sistema 4Moby.
Posto em prática inicialmente para o restaurante japonês Sushi Namoto de Porto Alegre (RS), a solução foi pensada do começo ao fim.
Através de um aplicativo gratuito para iPhones/iPods touch [4,6MB; requer o iOS 5.0 ou superior], clientes podem navegar por todo o cardápio do Sushi Namoto e dali mesmo fazer o pedido delivery. Até aí, nenhuma grande inovação — mas, em apenas três semanas, 10% dos pedidos dele já passaram a ser feitos por iGadgets (e 15% destes foram de clientes que fizeram mais de um pedido).
O mais bacana é mesmo é o que acontece depois: o cliente pode ir acompanhando no próprio gadget o estado do pedido, saber quando ele deixou o restaurante e inclusive acompanhar o trajeto do motoboy pelo mapa. Depois de o pedido ser entregue, ainda é possível fazer uma rápida avaliação do serviço.
Por enquanto a interface para clientes está disponível apenas para iOS, mas curiosamente todo o lado do estabelecimento e motoboys é baseado em Android. Eles são equipados com smartphones rodando o sistema operacional móvel do Google, que se comunicam em tempo real com a central de pedidos.
O app do Sushi Namoto é apenas o primeiro de vários que passarão a usar a solução da All4Mobile em breve. Com o tempo e o feedback dos estabelecimentos e dos próprios clientes, a tendência é que a coisa se torne ainda melhor; dois aperfeiçoamentos já previstos para breve são notificações instantâneas (via push) de promoções especiais e para quando o entregador estiver a ~300m do local de entrega. Show, né?