O melhor pedaço da Maçã.
Fritzchens Fritz / Flickr
Chipset

Kuo: chips “A16” e “M2” poderão manter litografia de 5nm

Que tal começar a semana com mais uma rodada de rumores? Há alguns dias, um leaker no Twitter conhecido como @ShrimpApplePro comentou que o chip “A16 Bionic” (dos ‌”iPhones 14 Pro‌”) deverá ser fabricado com o mesmo processo de 5 nanômetros do A15 Bionic — enquanto o processo de 3 nanômetros, mais avançado, ficaria para a nova geração de chips para Macs — o “M2”. Mais recentemente, o analista Ming-Chi Kuo corroborou essas informações, com algumas ressalvas.

Publicidade

Kuo disse que, como os processos de fabricação N3 — para os chips de 3nm — e N4P da TSMC não estarão disponíveis para produção em massa até 2023, os processos N5P (pelo qual o A15 Bionic é produzido) e N4 (de 4 nanômetros) “são as mais recentes tecnologias viáveis ​​disponíveis para novos chips da Apple que serão lançados este ano”.

Ainda segundo o analista, o processo N4 não teria vantagens significativas sobre o N5P; portanto, os avanços em desempenho e eficiência do chip “A16” em relação ao A15 poderão ser “limitados” — a mudança no nome, por sua vez, seria “mais um propósito de marketing”.

Já sobre o futuro do Apple Silicon, Kuo acrescentou que o chip do suposto novo MacBook Air, cujo lançamento é previsto para este ano, enfrenta “as mesmas limitações técnicas do A16”. Ele sugeriu que as mudanças no design do futuro modelo “já é um grande ponto de venda”, então a Apple poderia não estar preocupada em apresentar grandes melhorias no chipset.

Publicidade

Em vez disso, Kuo propôs que a Apple possa ver mais vantagens em estrear os primeiros chips ‌”M2‌” nos próximos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas. Embora a Apple possa batizar o chip do novo ‌MacBook Air‌ de “‌M2‌” para fins comerciais, ela também poderia optar por lançar a próxima geração do seu chipset para uma atualização muito mais substancial, na qual possa fazer valer do processo de 3nm.

Com base nessas informações, pode ser que os avanços mais significativos nas linhas de processadores da Apple surjam a partir de 2023 — talvez seja exatamente por isso que há rumores apontando para a possibilidade de os iPhones “14” e “14 Max” manterem o chip A15 Bionic.

Opiniões?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como criar e usar os Adesivos de Memoji [iPhone e iPad]

Próx. Post

Gurman reforça lançamento de novo MacBook Air na WWDC22

Posts Relacionados