O melhor pedaço da Maçã.

Operadoras brasileiras não comentam nada sobre a chegada do iPhone 3GS ou recursos do OS 3.0

O MacMagazine entrou em contato com as três operadoras brasileiras parceiras da Apple na comercialização do iPhone no país, visando a obter informações tanto sobre o iPhone 3GS quanto em relação ao novo firmware 3.0. Falamos, de ontem para hoje, com as assessorias de imprensa da Claro, TIM e Vivo.

Publicidade

iPhones 3GS

Infelizmente, a resposta das três encaixou-se no que esperávamos: nenhuma delas definiu estratégias e/ou posicionamento sobre os novos hardwares e softwares da Apple e nem têm previsão de fazê-lo. Conforme anunciamos durante a Worldwide Developers Conference 2009, a única coisa “certa” é que o iPhone 3GS aterrissará por aqui daqui a dois meses. Na última sexta-feira, a repórter Camila Fusco, do Portal EXAME, afirmou que o aparelho chegará já na primeira quinzena de agosto, tendo obtido confirmação com “uma fonte bastante confiável”.

A Vivo, porém, saiu na frente de suas concorrentes e, apenas três dias depois do lançamento do iPhone 3GS, colocou um hotsite no ar em seu site com um formulário para que os interessados sejam informados sobre sua disponibilidade no Brasil. De lá pra cá, segundo observou o leitor Alvaro Horowicz Martins, a página foi atualizada com mais detalhes e traz agora um link “Conheça os novos recursos”, que lista as novidades do iPhone OS 3.0:

MMS no iPhone OS 3.0 na Vivo

Observe que o primeiro serviço que aparece na página da Vivo é MMS, linkando inclusive para a página do Vivo Foto Torpedo. Apesar de oficialmente a operadora não ter divulgado seus planos sobre isso (e nem sobre tethering), esta imagem por si só “confirma” que a funcionalidade está disponível para usuários de iPhones com o firmware 3.0. Em Suporte On-Line » Atualização de Software, a Vivo também lista MMS e detalha: “Envio e recebimento de MMS (Vivo Foto Torpedo) com fotos, contatos e/ou localização”. Não há nenhuma referência ao compartilhamento de internet por lá ainda, porém.

Visual Voicemail na Vivo

Por outro lado, a Vivo ainda peca em um recurso básico, que existe desde o primeiro iPhone: o Visual Voicemail, isto é, a secretária eletrônica visual — uma das funcionalidades mais comentadas pela Apple no lançamento do seu produto há dois anos, diga-se. Segundo nota o leitor Marcus Vinicius Maffei Abe, o recurso continua indisponível na operadora — que confirmou o fato ao MacMagazine.

Visual Voicemail no iPhone

De acordo com a assessoria de imprensa da Vivo, o Visual Voicemail requer uma plataforma específica que está sendo trabalhada pela sua equipe de engenharia, porém continua sem previsão de lançamento. A secretária eletrônica convencional para mensagens de voz funciona perfeitamente em iPhones, eles observam.

Em outubro de 2008, a posição de Hilton Mendes, diretor de desenvolvimento de terminais da Vivo, era a seguinte: “Os servidores já chegaram, estamos no processo de configuração. O serviço vai estar disponível na Vivo ainda este ano.” É de se espantar que, depois de tanto tempo, a coisa ainda não funcione. Tomara que isso mude junto com a mesma leva de novidades do iPhone OS 3.0.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple disponibiliza Time Capsule and AirPort Base Station Firmware Update 7.4.2

Próx. Post

Ecamm despacha BT-1, webcam Bluetooth para Mac

Posts Relacionados