Já vimos que muita gente ganhou smartphones e tablets de Natal [1, 2], mas a Chitika resolveu comparar o tráfego desses aparelhos antes e depois do dia 25/12, analisando mudanças no volume de uso da web bem como flutuações de participação de mercado.
O resultado foi, no mínimo, curioso:
Como sempre, a empresa pesquisou uma amostra de centenas de milhões de impressões de smartphones e tablets de sua própria rede de anúncios — dessa vez entre os dias 1º e 27 de dezembro de 2012, incluindo apenas o tráfego dos Estados Unidos e do Canadá.
Ao vermos os dados de smartphones, tudo “normal”: o iPhone 5 ganhou um pouco de mercado (1,11%), seguido pelo Samsung Galaxy S III (1%) e pelos Galaxies Note I e II (0,17%). Como podemos ver, o iPhone 5 é o aparelho com a maior fatia de tráfego web, abocanhando 8,27%.
Agora, quando o assunto é tablet… a coisa degringolou para a Apple! O iPad ainda domina com muita, muita folga (78,86%), seguido de longe pelo Kindle Fire (7,51%) e pelo Galaxy Tab (4,39%). Contudo, o iPad viu seu tráfego cair 7,14% no pós-Natal. Comparativamente, o Kindle Fire ganhou 3,03% enquanto o Galaxy Tab conquistou 1,38%.
A Chitika espera porém que, apesar dos ganhos dos concorrentes, a participação de tráfego do iPad retorne para a faixa de 80% — embora ainda um pouco menor do que era antes do Natal. Para a firma de pesquisas, isso acontecerá pois usuários retornarão das férias e navegarão com menos frequência em seus novos dispositivos.
[via TechCrunch]