Muito tem se falado do iPad mini e da possibilidade de ele ofuscar as vendas do modelo maior. Mas não é isso que Gene Munster, analista da Piper Jaffray, acredita.
Para ele, as vendas corporativas manterão o iPad de 9,7″ em alta. Pelo menos é isso o que uma pesquisa feita com 59 CIOs (Chief Information Officer) em 12 diferentes setores da indústria apontou.
O estudo indicou que 57% das organizações planejam implantar tablets para trabalhadores em 2013 — comparativamente, em 2012 eram 46%. Dos CIOs que implementarão os aparelhos em suas empresas, 15% afirmaram ter “grandes planos” — quase quatro vezes mais do que no ano passado.
Como o iPad é o rei entre as tablets, é normal imaginar que a Apple venderá bem para empresas 2013. Mas o que leva a crer que o iPad maior venderá melhor que o mini, neste segmento? Munster acredita que as companhias preferem o iPad de 9,7″ pois a tela maior facilita a criação de conteúdo — opinião da qual eu compartilho.
Numa nota relacionada, Shaw Wu, da Sterne Agee, reduziu sua previsão de crescimento de PCs para apenas 2% — antes, ela era de 9%. Os principais culpados? iPads (principalmente o mini, que custa “apenas” US$330), tablets Android e o preço médio de aparelhos equipados com Windows 8 (entre US$500 e US$1.200).
Wu concorda com Steve Jobs e disse que, cada vez mais, computadores estão se tornando “caminhões” — eles não desaparecerão, mas serão cada vez mais utilizados apenas por algumas pessoas ou para tarefas específicas. No dia-a-dia, tablets e smartphones darão conta do recado.