O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisadores usam iPhone em experimento para espionar digitação e conseguir publicidade

iPhone 4S e MacBook Pro

Ai, ai. Pesquisadores da Georgia Tech e do MIT descobriram que é possível usar qualquer gadget equipado com um acelerômetro de alto nível para registrar o que uma pessoa digita no teclado de um computador, segundo o Ars Technica. Só que esse sistema é um tanto conceitual, ainda: ele depende de um equipamento de alta qualidade, o gadget precisa estar a menos de dez centímetros do teclado, o registro só é 80% preciso e reconhece apenas combinações de toques no lado esquerdo e direito do teclado que são então cruzados com um dicionário de 58.000 palavras para tentar adivinhar o que foi escrito. Ou seja, uma senha no estilo ergst833hj ou até mesmo um email tipo jsilvam@hmail.com nunca seriam “adivinhados” por esse método.

Publicidade

iPhone 4S e MacBook ProNossa, que coisa mais meh: isso não passa de uma prova de conceito que não serviria nunca para capturar nem mesmo uma senha numérica de banco! Será que não tem como conseguir mais exposição para esse projeto, colocando um pouco mais de tempero nele?

Já sei! Vamos trocar “acelerômetro” por “iPhone” e dizer que isso é uma falha de segurança grave que dispensa jailbreak — ou seja, que pode ser embutida em aplicativos disponíveis na App Store!

BOOM! Capaz de amanhã aparecer o “Keyloggingate”.

Publicidade

Portanto, crianças, nada de pânico: apesar de a pesquisa ser curiosa e, num futuro distante, poder realizar os sonhos de muitos garotos e garotas que querem ser espiões, por enquanto ela tem a mesma utilidade de saber se moscas da fruta sonham. O que importa saber sobre isso é que 1. não funciona apenas em iPhones (o smartphone da Apple foi usado apenas por conveniência dos pesquisadores), 2. não é um problema de segurança real e 3. não há como algo com essa “funcionalidade” entrar na App Store — dizer que não depende de jailbreak é apenas sensacionalismo.

Portanto, nada de correr para as montanhas. Se você for muito paranoico, porém, basta criar um perímetro de 10cm em torno do teclado do seu computador e não deixar nenhum gadget (seja iPhone, Android ou qualquer coisa com acelerômetro) chegar perto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Uma semana após a liberação do iOS 5, Newsstand já faz grande sucesso

Próx. Post

iKeynotes: usando o iPad e o iPhone na sala de aula

Posts Relacionados