Mais dois processos surgiram envolvendo a Apple. O primeiro vem da firma Adaptix, a qual acusou a Maçã de infringir inventos relacionados à tecnologia 4G.
Ela afirmou que tanto o iPhone 5 quanto o iPad mini — por que o iPad de quarta geração ficou de fora é um mistério — infringem as patentes 7.454.212 e 6.947.748. Em janeiro de 2012 a empresa foi adquirida pela Acacia Research Corporation, que está no mercado de exploração de propriedade intelectual através de processos — ou seja, as famosas “patent trolls”. O caso será julgado no Texas e ainda não tem um juiz responsável.
O segundo processo vem da empresa Steelhead Licensing. Ela comprou patentes da British Telecom — que no passado processou o Google utilizando o mesmo invento (5.491.834) — muito provavelmente já com o intuito de processar algumas companhias do setor de tecnologia, como está fazendo com a Apple, a Nextel, a Research In Motion e a Motorola.
A Steelhead se queixa que a Apple infringiu suas patentes com produtos compatíveis com as tecnologias UMTS/LTE e CDMA/LTE. O caso foi apresentado em no Tribunal de Delaware (Estados Unidos) e, assim como o primeiro, nenhum juiz foi designado, ainda.
De acordo com a PCWorld, os custos com as patent trolls em 2012 atingiram a incrível quantia de US$29 bilhões; já outro estudo, divulgado pela Reuters, de Colleen Chien, professor de Direito na Universidade de Santa Clara, confirmou o que a gente já sabia: os processos envolvendo esse tipo de empresa estão fora de controle.