Essa foi boa! No finalzinho de 2012 falamos bastante da polêmica envolvendo a Apple, a Gradiente e a marca “IPHONE” no Brasil [entenda o assunto aqui: 1, 2, 3]. A fabricante brasileira chegou até mesmo a divulgar um vídeo a fim de esclarecer a situação. O fato é: a Gradiente tem o direito de utilizar a marca no Brasil e poderá dificultar a vida da Apple, assim como uma fabricante (Proview) dificultou a vida da Maçã com o registro da marca “IPAD” na China.
Mas por que estamos levantando essa bola novamente? Levando em consideração que a Gradiente vai brigar com a Apple justamente por direitos de marca e tudo mais, ela deveria ser a primeira a não infringir marcas, logos, ícones de outras empresas. Mas veja o vídeo abaixo, do celular Gradiente SafePhone:

Reparou no ícone do iPhoto, aplicativo que faz parte da suíte iLife, da Apple? Não temos como confirmar se o celular da Gradiente exibe mesmo o ícone registrado pela Maçã no seu menu multimídia, mas levando em conta que se trata de um vídeo oficial, é plausível acreditar que sim.
Lição do dia: se você quer processar alguém por infração de marcas, certifique-se antes de mais nada de não estar cometendo o mesmo erro. 😉
[dica do Bruno Moreira]