É quase impossível ver números exatamente iguais de diferentes empresas de pesquisas, mas, normalmente, eles ficam bem próximos. Contudo, não foi o que vimos nos recentes estudos da IDC e da Gartner sobre as vendas de Macs no mercado americano durante o quarto trimestre de 2012.
A primeira afirmou que os números da Apple caíram 0,2% se comparados a 2011 — melhores do que a indústria de PC em geral, que caiu 4,5%. De acordo com eles, a Maçã vendeu 2,03 milhões de Macs no período e, mesmo com as vendas caindo, ela conquistou mercado (11,4%) graças ao declínio acentuado de algumas concorrentes — com exceção de HP e Lenovo, que cresceram relativamente bem.
Já a Gartner acha que as vendas de Macs cresceram 5,4% no período, com vendas de 2,1 milhões, alcançando 12,3% de market share. De acordo com eles, a indústria como um todo diminuiu 2,1%.
Já internacionalmente, a Apple não figurou entre as cinco primeiras fabricantes — como de costume — e, por isso, não foi mencionada. Contudo, tanto a IDC quanto a Gartner esperam números positivos para a firma de Cupertino — saberemos em 23/1, quando a Apple divulgará seus resultados financeiros.
Independentemente de quem está certa, os baixos estoques de iMacs devem ter contribuído para um desempenho aquém.