Obra do designer brasileiro André Luis Moreira, o conceito proposto abaixo (uma evolução do que postamos há alguns meses) é bem ousado: várias funções básicas e úteis do iOS ficariam sempre fáceis de serem acessadas.
Logicamente, caberia ao usuário decidir qual função ele pretende habilitar visando deixar a coisa funcional, mas eu acho que, melhor do que ficar tentando explicar como seria o conceito, é você assistir ao vídeo-conceito produzido pelo André:
Melhor visto em tela cheia, num iPhone 5. 😉
Já o conceito do designer Jean-Marc Denis é mais simples, porém não deixa de ser bacana: você poderia ativar/desativar as funções diretamente na tela bloqueada, incluindo Wi-Fi, Bluetooth, Modo Avião e Acesso Pessoal.
Praticamente não vemos conceitos que visam dar uma repaginada no visual do Game Center, mas eis que o designer Adrian Maciburko apareceu com belas sugestões, deixando o visual mais clean e acabando com o “skeuomorphism” (simulação de texturas reais), o que não deixa de ser interessante.
Quem acompanha as notícias do mundo Apple sabe que Jony Ive agora também é responsável pelo design do iOS, e essa mudança pode significar talvez uma reformulação visual profunda no sistema — que é basicamente o mesmo desde que foi lançado. Pessoalmente, acho que já passou da hora de mudanças significativas/radicais serem implementadas nele.
Veremos o que a Apple e o Ive estão preparando para nós, em 2013. 😉