O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Utilitário para Mac facilita acesso às pastas de arquivos do iCloud, separadamente por cada app

Plain Cloud no OS X

Conforme explicamos neste artigo detalhado sobre o iCloud, o serviço de computação na nuvem da Apple é excelente para sincronizar arquivos entre Macs e iGadgets de forma totalmente natural e descomplicada para o usuário, mas há quem goste de ir além.

Publicidade

O OS X “esconde” as pastas de arquivos do iCloud dentro da sua Biblioteca (Library), justamente para deixar usuários comuns longe disso — afinal, é fácil fazer caquinha se não souber no que está mexendo. A gente explicou um pouco disso neste tutorial sobre como fazer o iCloud sincronizar dados com o Dropbox.

Mas… “there’s an app for that!”

Plain Cloud no OS X

Desenvolvido pela Cooking Robot, o Plain Cloud é um simples utilitário para Mac que visa a justamente facilitar o acesso a essas pastas escondidas do iCloud. Sua interface principal consiste em apenas uma lista de botões dos apps os quais você usa que já armazenaram dados na nuvem, e clicando em um deles você é levado à respectiva pasta no Finder.

Publicidade

Um aspecto bem interessante do utilitário é que com ele é possível editar determinados arquivos em qualquer aplicativo do Mac e ainda assim mantê-los sincronizados com o iCloud, acessíveis pelos mesmos apps de sempre do iOS. Além disso, ele permite que o usuário gerencie os arquivos como bem entender, inclusive removendo o que não quiser mais. Porém é sempre bom ter em mente que, mexendo na nuvem, tudo o que for feito é automaticamente replicado em todos os dispositivos conectados à mesma conta.

O Plain Cloud requer o OS X 10.7 ou superior e é donationware — isto é, gratuito porém com doações bem-vindas pela sua desenvolvedora.

[dica do Fabio Mucke, via OS X Daily]

Ver comentários do post

Artigo Anterior
Camera FX Pro

MM na App $tore: Camera FX Pro, Listick, ClearWeather, Pronto for iPad, Daily Goals e mais!

Próximo Artigo

Opera trabalha em browser totalmente novo para iOS e Android; será lançado em fevereiro

Posts Relacionados